Viana do Castelo foi a cidade escolhida para acolher os Jogos Intercélticos em 2013. O anúncio foi feito esta semana, durante a primeira Conferência Europeia Náutica do Espaço Atlântico, em Brest, na Bretanha, onde Vitor Lemos, o Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal e vários representantes de clubes náuticos de Viana do Castelo participam para apresentar o Centro de Mar.
Durante a primeira sessão, foi anunciado que Viana do Castelo irá acolher os Jogos Intercélticos em 2013, uma novidade que para a autarquia se reveste da maior importância, numa altura em que Viana do Castelo se pretende impor como cidade náutica e destino de excelência do turismo náutico, juntamente com a estratégia do Centro de Mar que irá nascer. O futuro Centro de Mar, um projecto aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região norte com investimentos a rondar os 25 milhões de euros, terá como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região. O objectivo principal é constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica.
Esta estrutura do Centro de Mar vai, por isso, apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.