FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

13 Out 2011

Energia: Cluster eólico Viana do Castelo vai receber 7ª fábrica, investimento de 4 M€

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A multinacional alemã Saertex vai construir, em Viana do Castelo, uma segunda fábrica para produção de fibra de vidro para aerogeradores eólicos, a sétima no […]

A multinacional alemã Saertex vai construir, em Viana do Castelo, uma segunda fábrica para produção de fibra de vidro para aerogeradores eólicos, a sétima no concelho, disse o presidente da Câmara. Segundo José Maria Costa, o contrato para a venda dos 10 mil metros quadrados de terreno no Parque Empresarial de Lanheses foi rubricado esta quarta-feira com o município e levará a um aumento de produção, que implicará um investimento de quatro milhões de euros.

 
“Nos tempos que correm são excelentes notícias e sobretudo é a confirmação da grande força que tem o ‘cluster’ eólico que se instalou em Viana do Castelo. Deverá entrar em funcionamento no final de 2012 e já será a sétima”, avançou o autarca. Esta segunda fábrica da Saertex ocupará uma área coberta de quatro mil metros quadrados e vai fornecer fibra de vidro para assegurar a produção do ‘cluster’ nacional eólico e promover a exportação. Directamente, criará 40 postos de trabalho.
O ‘cluster’ Eólicas de Portugal (ENEOP) começou a instalar-se em Viana do Castelo a partir de 2006, com cinco fábricas da Enercon (aerogeradores, torres de betão e mecatrónica) e uma da Saertex (fibra de vidro). Na altura, a ENEOP ganhou a primeira e maior fase do concurso para instalação de novos parques eólicos. Até 2013 serão instalados 1300 MW de potência, quando atualmente esse valor chega aos 800 MW. Uma parte da produção do gigante alemão Enercon segue já para exportação, por via marítima. “A Enercon, e o ‘cluster’ em si, já é uma das grandes empresas exportadoras da região, prova do sucesso desta aposta”, sublinhou José Maria Costa. Em Viana do Castelo, o ‘cluster’ eólico empregará, directa e indirectamente, cerca de duas mil pessoas. Além da nova fábrica da Saertex e das unidades da Enercon, também já está garantida a instalação no Parque de Lanheses de uma empresa de transporte e logística, encarregue da distribuição de torres e outros componentes para os parques eólicos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts