Paredes de Coura acaba de ver aprovada a candidatura ao PRODER que vai permitir certificar o bolo do tacho, os biscoitos de milho e ainda a broa de milho, produtos típicos do concelho. A candidatura resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Manuel Monteiro, vereador da Câmara de Paredes de Coura, explicou à Geice que a candidatura feita ao programa Proder visa preservar os produtos típicos da região. Manuel Monteiro espera ainda que a certificação ajude a economia local.
O concelho aposta assim na preservação dos produtos locais. A ideia da certificação é ajudar a preservar a receita e o modo tradicional de confecção dos três produtos locais. Apesar de não ter uma data certa, o executivo acredita que daqui a um ano a certificação dos produtos poderá estar concluída.
Para preservar as tradições, vai ser inaugurada, em Novembro, a loja rural do concelho. Esta loja vai ajudar a promover e a vender os produtos da região. Entretanto, já no dia 26 de Outubro, vai acontecer uma sessão de sensibilização junto dos produtores locais de milho.