O Ministro da Solidariedade e Segurança Social vem esta sexta-feira a Ponte de Lima inaugurar o Lar Casa de Magalhães. A obra construída de raiz numa área de 6 hectares, nasceu da doação de uma quinta ao município de Ponte de Lima pela família Magalhães, da freguesia de Freixo, razão pela qual foi atribuído o nome Casa de Magalhães ao equipamento.
Pelas 11:30, Pedro Mota Soares inaugura o lar, que tem 27 quartos, com capacidade de alojamento para 45 utentes. O equipamento inclui também um Centro de Dia para 30 pessoas e serviço de Apoio Domiciliário para ajudar 40 utentes. O espaço tem ainda cantina, lavandaria, gabinete médico e de enfermagem e zonas de lazer na parte exterior. Victor Mendes, autarca limiano, disse que este lar é “muito importante” para as freguesias do sul do concelho.
A funcionar desde meados de 2010, o lar localiza-se na freguesia de Freixo, no Lugar dos Carvalhos. A valência custou aproximadamente 1,7 milhões de euros, num investimento repartido pela Administração Central, município de Ponte de Lima e Casa do Povo de Freixo. Durante a visita, o Ministro da Solidariedade e Segurança Social vai conhecer as instalações e presidir à cerimónia solene de inauguração do edifício.