O autarca de Viana do Castelo vai pedir incentivos especiais para as empresas das zonas do interior. José Maria Costa considera que a lei do Orçamento de Estado para 2012 introduz diversas medidas que vão criar dificuldades acrescidas às empresas situadas nas áreas de interioridade e, por isso, vai pedir incentivos. Os custos provocados pela eliminação da taxa intermédia do IVA de 13%, o aumento da electricidade e de bens de consumo, juntam-se ao custo gerado pela introdução de portagens no distrito. Assim, o autarca vai propor à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM), a aprovação de uma proposta a endereçar ao Governo, para que sejam consideradas medidas de apoio e incentivos às empresas instaladas e à fixação de empresas nas zonas de interioridade, como é o caso de Viana.
A proposta vai ser apresentada à CIM esta quinta-feira, em reunião da Comunidade. Carvalho Martins, vereador da oposição na Câmara de Viana, mostra igual preocupação com as zonas do interior. Diz ser a favor dos benefícios porque “Viana precisa de mais empresas”. No entanto, mostra-se também preocupado com a gestão interna da autarquia.
O executivo vianense pede incentivos para as empresas do interior. O autarca José Maria Costa teme que o Orçamento de Estado para 2012 crie dificuldades acrescidas às empresas situadas no interior.