A autarquia vianense vai gastar 1,8 milhões de euros a requalificar cerca de 1 quilómetro de Avenida. O projecto para a requalificação da Avenida Capitão Gaspar de Castro, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, foi agora aprovado e o concurso público deverá começar em breve. O autarca de Viana espera que as obras possam começar em Abril de 2012, com um prazo de execução de 6 meses.
Na Avenida Capitão Gaspar de Castro localiza-se a EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, a Escola Secundária de Santa Maria Maior, Escola Superior de Educação, o Pavilhão Municipal e o Centro Escolar do Lar de Santa Teresa. A avenida propriamente dita desenvolve-se entre a actual passagem inferior rodoviária de Santo António e a rotunda a nascente do Hotel Axis. Segundo a autarquia, este é um corredor viário que constitui um importante acesso à zona central da cidade. A intervenção pretende tornar o piso mais homogéneo, criar novas soluções para os transportes públicos, melhorar o estacionamento e criar melhores condições para a travessia de peões.
A intervenção visa melhorar a circulação rodoviária, eliminando as viragens à esquerda, substituindo-as pelo recurso à rotunda dos Capitães de Abril e ao quarteirão da prisão. O quarteirão da prisão vai passar a funcionar como uma rotunda. O eixo constituído pela rua Eça de Queiroz e Ponte de Lima vai passar a funcionar como via alternativa de ligação ao centro da cidade. Vai ser também criada uma via de serviço à Escola Secundária de Santa Maria Maior e à Frei Bartolomeu, para diminuir o congestionamento do trânsito. José Maria Costa, autarca vianense, anunciou também a criação de uma ciclovia na parte norte da Avenida.
No que toca à iluminação, a Avenida vai ser toda equipada com tecnologia LED, que garante um consumo de energia mais eficiente e amigo do ambiente. Também as redes públicas vão ser revistas, o que implica o abastecimento de água, gás e telecomunicações. O prazo de execução da requalificação da Avenida é de cerca de seis meses. As obras deverão ter início no segundo trimestre de 2012.