Já abriram as candidaturas para o novo ano lectivo da Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Combater a solidão e a exclusão social duma faixa etária mais vulnerável são os principais objectivos do projecto. Até dia 30 de Novembro, os maiores de 50 anos podem inscrever-se.
Com um plano curricular que se estende por três anos, a Academia Sénior do IPVC tem um programa de formação com unidades curriculares fixas e outras opcionais. Psicologia, Comunicação Interpessoal, Motricidade Humana, Ecologia e Meio Ambiente, História das Artes, Literatura Portuguesa, são algumas das unidades curriculares obrigatórias a serem ministradas ao longo dos três anos. Os participantes podem ainda inscrever-se em disciplinas opcionais como Informática, Atelier de Cerâmica ou Pintura, Culinária, Teatro, Dança e Música. Segundo a Comissão Instaladora da Academia, a vontade de aprender e o compromisso de participação são requisitos básicos de admissão. Ermelinda Jaques, da Comissão, explicou à Geice que, no ano passado, a turma era de 28 seniores. Este ano, esperam ter o mesmo número de alunos. Para a responsável, os alunos são muito participativos e interessados. Os seniores pagam cerca de 100 euros por ano lectivo, o que dá cerca de dez euros por mês.
Até dia 30 de Novembro, os maiores de 50 anos podem inscrever-se na Academia Sénior do IPVC. O ano lectivo começa em Janeiro.