FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 27 Out 2011

Viana: Navio Santa Maria Manuela vai abrir as portas ao público este Domingo

Este Domingo, os vianenses vão poder visitar o navio Santa Maria Manuela. O navio voltou a Viana no âmbito do IV Fórum Ibero-americano dos Recursos […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este Domingo, os vianenses vão poder visitar o navio Santa Maria Manuela. O navio voltou a Viana no âmbito do IV Fórum Ibero-americano dos Recursos Marinhos e da Aquacultura mas, este Domingo, vai estar disponível para quem quiser conhecer a embarcação por dentro. É um navio histórico com quase um século de vida. Foi lançado às águas do Tejo em 1937 e participou nas famosas campanhas de pesca de bacalhau, mantendo-se activo até ao início da década de 90. Este lugre bacalhoeiro foi recuperado pela empresa Pascoal & Filhos, entre 2007 e 2010. O navio chegou na terça-feira à cidade.

 
Paulo Meireles, da Celnave, Agência de Navegação, Lda., explicou à Geice que o Santa Maria Manuela é um navio à vela de quatro mastros que pertenceu à frota de pesca do bacalhau. O navio foi encomendado pela Empresa de Pesca de Viana e construído no tempo recorde de 62 dias úteis. A embarcação pertenceu à praça de Viana e foi desactivado, tendo sido posteriormente recuperado pela empresa de Aveiro.
Este Domingo, os vianenses vão poder conhecer o navio, que está atracado no Porto de Mar comercial, no Cabedelo. As visitas acontecem entre as 10 e as 17 horas. Os interessados devem deslocar-se à portaria do Porto de Mar (Cabedelo) e seguir em miniautocarro até ao local onde está acostado o navio.
Com os seus 68,64m de comprimento fora-a-fora enverga regularmente 11 velas latinas. O aço utilizado na construção é de elevada qualidade, uma vez que se destinava à construção de 2 navios de guerra, acabando por ser utilizado nos cascos do “Santa Maria Manuela” e do seu gémeo “Creoula”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts