FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Nov 2011

Economia: MVC Finicia já apoiou seis empresas de Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou, no âmbito do MVC Finicia, o contrato de financiamento para uma sexta empresa vianense. Este […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou, no âmbito do MVC Finicia, o contrato de financiamento para uma sexta empresa vianense. Este programa, criado em 2010 como instrumento financeiro de apoio à criação de pequenas e médias empresas, já proporcionou a criação efectiva de seis empresas em apenas um ano.

 
O MVCFinicia assume-se como um instrumento onde a autarquia desempenha um papel importante, quer pelo apoio financeiro que concede às empresas (20 por cento do investimento total, o qual pode beneficiar de um prémio de realização), quer pelo apoio logístico que dispensa durante o processo de criação das empresas.
Em causa estão projectos diversos como uma empresa inovadora no âmbito comercial, pautada pela articulação no mesmo espaço das áreas da Moda, Design e Música; uma empresa que desenvolve a sua actividade no âmbito da formação profissional, serviços e apoio empresarial, consultoria empresarial, selecção e recrutamento e apoio ao desenvolvimento de projectos empresariais; e ainda uma de locação de espaços em regime de coworking e equipamentos, realização de workshops, exposições, organização de eventos, arquitectura, design, fotografia, cenografia, vitrinismo e artes visuais.
Uma unidade de produção de tinteiros e toners reciclados, e da comercialização de tinteiros e toners reciclados, originais e, ainda, a comercialização de papel de impressão; e agora um restaurante de comida tradicional grega, que disponibilizará, igualmente, serviço de entregas ao domicílio; e uma outra de comércio de Vestuário e acessórios de moda de senhora são os mais recentes projectos aprovados.
Recorde-se que o MVC Finicia, ou seja, um fundo de apoio financeiro de investimento, conta com a parceria da Associação Empresarial de Viana do Castelo, do IAPMEI, da Norgarante e da Caixa de Crédito Agrícola. Esta medida, que segue uma linha de actuação da Autarquia – que criou já um Serviço de Apoio ao Investidor e à Viabilização Empresarial e um Gabinete Municipal de Apoio ao Micro-Empresário – tem em conta o apoio à modernização de empresas e promoção de novas ideias de negócio. Para tal, foi efectuada a adesão do Município de Viana do Castelo ao Programa FINICIA – Eixo III (Iniciativas empresariais de interesse regional).
A iniciativa pretende disponibilizar a quem exerce a sua actividade no concelho de Viana do Castelo instrumentos de gestão que permitam uma saudável manutenção e desenvolvimento do tecido empresarial do concelho, através do reforço da sua competitividade e respectiva diferenciação empresarial. O MVC Finicia destina-se, por isso, a apoiar projectos empresariais desenvolvidos por micro e pequenas empresas do concelho já existentes ou a criar e pretende promover o alargamento da base de acesso ao crédito, proporcionando às empresas recursos essenciais ao desenvolvimento das suas actividades, através de condições de financiamento preferenciais.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts