Em 2012, a Câmara Municipal de Ponte de Lima prevê poupar cerca de 400 mil euros da despesa corrente. A garantia foi dada à Geice por Victor Mendes, autarca limiano, que disse ainda que vai manter o valor das transferências a efectuar para as Juntas de Freguesia. Apesar da boa saúde financeira do município, o próximo orçamento vai ser marcado pela contenção. Em 2012, Ponte de Lima vai receber, através das transferências do Estado, 42 milhões de euros, verba igual à que recebeu no presente ano.
Victor Mendes diz que a poupança das despesas correntes vai ser uma prioridade. Os maiores investimentos vão ser feitos apenas com apoios comunitários. O autarca diz que o plano para 2011 implicava uma poupança de despesas correntes avaliada em 604 mil euros e, segundo o responsável, o plano vai ser cumprido e até ultrapassado.
No próximo ano, os cortes vão ser feitos sobretudo na despesa corrente. Segundo o autarca, serão poupados cerca de 400 mil euros neste tipo de despesas. Victor Mendes garantiu que as transferências para as Juntas de freguesias não vão sofrer cortes. As áreas “essenciais para o desenvolvimento do concelho”, área social, educação e apoio ao empreendedorismo, também não vão sofrer cortes.