A Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira acaba de lançar o concurso para a selecção de ideias e projectos. A iniciativa tem como público-alvo sociedades e empresários em nome individual ou indivíduos que pretendam iniciar ou desenvolver projectos na área das indústrias criativas. A incubadora constitui um espaço interdisciplinar de encontro e convergência criativa e visa prestar serviços e apoios aos empreendedores.
As áreas de vocação privilegiadas são as artes visuais, o design, arquitectura, antiguidades e restauro, artesanato e joalharia, design de moda, cinema vídeo e audiovisual, software educacional e de entretenimento. António Torres, administrador da Bienal, explicou à Geice que este é um projecto co-financiado pelo ON2. Afirma que Cerveira quer aproveitar a história de “mais de 30 anos da Bienal” para captar novas ideias e novos projectos.
O espaço que vai acolher a Incubadora de Indústrias Criativas da Bienal de Cerveira é contíguo ao Fórum Cultural de Cerveira. A infra-estrutura integra 6 oficinas, três gabinetes privados, um openspace, três oficinas de apoio, uma sala de reuniões/formação, e um auditório. O prazo de candidatura termina a 29 de Fevereiro de 2012.
Para apresentar o projecto, a Fundação Bienal de Cerveira vai realizar um roadshow em 16 instituições de ensino superior e técnico do Norte de Portugal e da Galiza. A participação na 14ª Feira do Empreendedor, no Porto (17 a 19 de Novembro) e na Feira de Indústrias Culturais – Culturgal, em Pontevedra (2 a 4 de Dezembro), serão outras acções promocionais a praticar.