Este sábado, Monção vai inaugurar o Museu do Alvarinho, espaço que pretende homenagear e divulgar um dos ex-libris do concelho – o vinho Alvarinho. O equipamento, situado na Casa do Curro, imóvel do século XVII localizado na Praça Deu-la-Deu, será inaugurado no dia 28 de fevereiro.
A Casa do Curro sofreu obras de adaptação e colocação de equipamento para receber o novo Museu. A intervenção, objeto de uma candidatura aprovada no programa PRODER, beneficiou de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros. Para Augusto Domingues, autarca monçanense, representa um trunfo valioso na defesa e divulgação do Vinho Alvarinho, potenciando as suas características endógenas e as empresas locais dedicadas à sua produção.
Augusto Domingues já tinha destacado o registo deste nome, para defender a marca “Alvarinho”. Com o nome registado, o Museu do Alvarinho assumir-se-á como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses. Distribuído por diferentes áreas, o Museu do Alvarinho vai proporcionar aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção do Alvarinho.
As empresas de Vinho Alvarinho com produto rotulado encontrarão neste espaço “uma porta de acesso” para a valorização dos seus produtos, bem como um “ponto de encontro” para provas comentadas, encontros promocionais e estabelecimento de parcerias negociais.