FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Fev 2015

Viana: Autarca avança com o projeto da Praia Norte no mês de março apesar da contestação

Esta segunda-feira, o presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu que o projeto de requalificação da Praia Norte vai avançar tal e qual como […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta segunda-feira, o presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu que o projeto de requalificação da Praia Norte vai avançar tal e qual como está definido já no mês de março, apesar da contestação de que tem sido alvo. “O projeto que ganhou o concurso de ideias que lançamos foi este, e é com este que nós vamos executar a obra”, afirmou o socialista José Maria Costa.
O autarca falava aos jornalistas no final de uma apresentação pública dos 17 projetos da sociedade Polis Litoral Norte para o concelho de Viana do Castelo, entre eles, a intervenção na Praia Norte, numa obra de 2,6 milhões de euros.
A sessão foi muito participada, contando com a presença de mais de 200 pessoas. Depois da apresentação dos projetos foi aberto um período para intervenções e questões do auditório, momento em que se destacou a contestação do ex-autarca socialista, Defensor Moura, antecessor de José Maria Costa.
Defensor Moura criticou duramente o projeto pensado para a Praia Norte, dizendo que o mesmo “vai destruir a Praia Norte” e “delapidar um património secular”. O ex-autarca admitiu a necessidade de requalificação daquela zona balnear, mas criticou as opções que foram aceites pelo atual executivo, dizendo que a intervenção programada não vai ao encontro das necessidades da população.“Quem vai à Praia Norte vai para fazer caminhadas, para observar o mar e para tomar banho nas piscinas”, afirmou, criticando as estruturas e ofertas que vão ser criadas por serem “exageradas”, dizendo mesmo prever que fiquem “desertas durante nove meses no ano”.
Por isso, aconselhou o atual autarca a abandonar este projeto. “Para o presidente da Câmara deixo um conselho: Pegue no projeto, ou melhor não peque porque ele não tem ponta por onde se pegue. É melhor fazer outro”, sustentou, dirigindo-se a José Maria Costa.
Aproveitou ainda a oportunidade para responder a José Maria Costa, que recentemente afirmou que tudo o que vai ser executado na Praia Norte foi iniciado no último mandato de Defensor Moura. O anterior líder da autarquia vianense rejeitou a “paternidade” do projeto, dizendo que durante o seu último mandato (2009) “só” foi definido o “planeamento estratégico” para as intervenções da Polis Litoral Norte. “Senti-me incomodado com a atribuição deste bastardo. O projeto da Praia Norte tem de chamar pai a outro”, sustentou.
Aos jornalistas, no final da sessão, o atual autarca, José Maria Costa, considerou que “algumas” das questões levantadas pelo ex-líder foram “pertinentes, e outras nem tanto” mas mostrou-se convicto que se trata de um projeto “virtuoso” de requalificação da costa.
Referiu mesmo que das oito propostas que concorreram ao concurso de ideias lançado em 2009 pela Polis Litoral Norte, “esta foi a que melhor respondeu aos objetivos do caderno de encargos”.   Segundo explicou, a obra na Praia Norte vai abranger uma área equivalente a cinco campos de futebol e deverá arrancar em março, acreditando que a mesma fique concluída até dezembro.
Esta obra na Praia Norte terá duas fases que vão acontecer em simultâneo: uma fase prevê a defesa da zona costeira e a segunda fase prevê a requalificação da zona balnear. José Maria Costa admite “algumas perturbações” durante o próximo verão mas afirma que “o importante” é não perder financiamentos comunitários. “Este quadro comunitário termina em dezembro. Não podemos dar ao luxo perder estes fundos”, reforçou.
Segundo foi explicado durante a sessão pública, a obra na Praia Norte vai “quadruplicar” o espaço público criando “praças” de desporto, cultura, conhecimento e lazer e bem-estar e criando mais 152 lugares de estacionamento. O projeto prevê a demolição dos três atuais espaços de restauração que serão relocalizados nas novas “praças”. “Com este projeto Viana vai ficar mais atraente, mais turística e esta será uma intervenção de muita qualidade”, disse o autarca.
Imagem: Olhar Viana do Castelo

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts