FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 27 Mar 2015

Autarquia critica falta de promoção da TPNP e diz que “Viana, enquanto destino turístico, não existe”

Numa conferência de imprensa que serviu para apresentar a “experiência extraordinariamente positiva” que foi a participação do município de Viana do Castelo, acompanhado por oito […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Numa conferência de imprensa que serviu para apresentar a “experiência extraordinariamente positiva” que foi a participação do município de Viana do Castelo, acompanhado por oito empresas da região, na ITB – Feira Internacional de Turismo de Berlim, a vereadora responsável pelo pelouro da cultura no executivo vianense criticou a falta de ação do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), entidade regional de turismo gestora da área regional de turismo do Norte. “Já que o trabalho não está a ser feito por quem de direito, estamos a nós a fazê-lo cada vez com mais vontade porque Viana do Castelo enquanto cidade e enquanto destino tem que se afirmar”, assume Maria José Guerreiro, referindo-se à falta de ação do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“Muitas vezes as pessoas dizem-nos que Viana do Castelo, distrito, enquanto destino turístico, não existe”, lamentou a vereadora, dizendo que este destino turístico “não está a ser trabalhado”.
Como a autarquia não podia estar “indefinidamente à espera”, arregaçou as mangas e município de Viana do Castelo marcou presença, de 4 a 8 de março, na Feira Internacional de Turismo ITB Berlim, naquela que é considerada uma das maiores feiras de turismo do mundo.
Segundo a vereadora, esta foi uma grande oportunidade para promoção do destino “Viana do Castelo” junto dos operadores turísticos estrangeiros e do público em geral. O município participou em parceria com alguns empresários locais que representaram operadores turísticos, unidades hoteleiras e o setor dos vinhos. Nesta viagem a Berlim estiveram presentes as empresas de animação turística Descubra Minho, Tobogã e FlyFip, os empreendimentos turísticos Casa Manuel Espregueira & Oliveira – Turismo de Habitação e Hotel Flôr de Sal, os produtores do vinho Solar de Merufe – Quinta de Enoturismo e Casa de Reina, bem como a agência de viagens Ovnitur.
Baptista Fernandes, representante do Hotel Flôr de Sal, disse que na Feira de Turismo de Berlim estiveram reunidos 180 países, dos cinco continentes, com os 10 mil expositores a ocuparem 160 mil metros quadrados de evento. Ao longo dos vários dias, a feira de turismo recebeu mais de 160 mil visitantes, entre profissionais e público. Admite que Viana conseguiu um stand “muito bem localizado” mas assumiu que “as pessoas ainda não conhecem este destino”. Destaca o trabalho que está a ser feito “em equipa” para mostrar “um produto integrado que engloba hotelaria, vinhos e animação”.
Cláudio Neiva, representante dos vinhos Solar de Merufe, mostrou-se muito satisfeito com esta participação internacional e revelou que a Lufthansa, empresa alemã da aviação mundial, mostrou-se disponível para, “de forma gratuita”, divulgar no mês de novembro, na revista que publica mensalmente e que disponibiliza em todos os voos, o Espumante Branco Solar de Merufe 2013 Extra Seco. Esta será uma divulgação importante “de um produto de excelência” da empresa vianense, reconheceu.
Maria José Guerreiro garante que em 2016 vão repetir a experiência e deixa o convite a mais empresários da região que queiram juntar-se â Câmara Municipal de Viana do Castelo. A responsável sugere que esta parceria seja alargada a outros municípios do Alto Minho, dizendo que se mais autarquias estiverem presentes, será possível “ganhar escala e dimensão”.
Em junho, o município quer trazer ao concelho um conjunto de jornalistas e bloggers internacionais que ajudarão a promover Viana do Castelo. As oito empresas vianenses vão “oferecer os serviços” que disponibilizam a bloggers para ajudar a passar a palavra sobre os encantos de Viana.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts