FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Mar 2015

Prove Cerveira apresentou Veado à D.Dinis como obra de arte gastronómica

O “Prove Cerveira” apresentou o Veado à D. Dinis como um novo ícone gastronómico de Vila Nova de Cerveira que pretende associar história e tradição […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O “Prove Cerveira” apresentou o Veado à D. Dinis como um novo ícone gastronómico de Vila Nova de Cerveira que pretende associar história e tradição à contemporaneidade. Associado à fundação da vila pelo Rei D. Dinis e recriando a lenda do Rei Cervo, o novo prato gastronómico de Vila Nova de Cerveira representa uma homenagem à respeitosa defesa de todo o património natural do concelho, com um toque atual evocando o conceito de “Vila das Artes”.
O chefe Vinagre procedeu à apresentação pública do prato, descrevendo-o como “sem fantasias, arrojado, delicioso e que vai ter um enorme sucesso”. O veado apresenta-se como o elemento principal deste prato refinado que combina a nobre carne e a ruralidade alto-minhota, acompanhado por grelos frescos salteados, pela broa de milho disposta em forma de escultura, por uma coroa de batatas envolvidas em anéis de cebola translúcidos e caramelizados, recordando os produtos endógenos cerveirenses.
Fernando Nogueira, autarca de Vila Nova de Cerveira, definiu este prato como “uma obra de arte gastronómica”. Agradecendo a colaboração de todos os parceiros, Fernando Nogueira sublinhou que esta iniciativa vai “dignificar o concelho, a gastronomia e promover os produtos endógenos”. Recordou que, “em tempos, os cerveirenses foram conhecidos como ceboleiros, e assim também reativamos essa memória”.
Por outro lado, o responsável cerveirense realçou o facto de este prato contribuir para dinamizar e apoiar a economia local, pois “quem vem a Vila Nova de Cerveira, além da excelente hospitalidade característica da população, fica agradado com a gastronomia, que de certeza será um cartão de visita futura dessa e de outras pessoas”.
Já o presidente executivo da APHORT afirmou que “as pessoas procuram novas experiências gastronómicas, novos sabores, e este prato vem acrescentar alguma coisa aos menus, não colocando em causa a gastronomia tradicional de Vila Nova de Cerveira”, frisou António Condé Pinto.
O “Prove Alto Minho” é um projeto desenvolvido pela APHORT e a CIM Alto Minho que procura respeitar cinco regras simples: o prato é inspirado nas tradições e produtos locais, combinando a novidade e a tradição; é um prato de todos, sendo a receita final sentida por todos como sua; não há uma receita igual em todos os restaurantes, pois os clientes quando vão a um certo restaurante estão habituados ao toque pessoal do cozinheiro; é um prato para todo o ano, só assim pode ser um símbolo do concelho; e é um prato com valor gastronómico.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts