FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Mar 2015

Viana: PSD propõe remoção da estátua do Caramuru mas maioria socialista chumba proposta

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentaram esta quinta-feira uma proposta para a remoção da estátua do Caramuru que está […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentaram esta quinta-feira uma proposta para a remoção da estátua do Caramuru que está instalada na Praça da República, mas a maioria socialista rejeitou a ideia.

Recorde-se que em causa está um monumento instalado na praça rainha da cidade de Viana e que corresponde a uma estátua de homenagem ao homem conhecido por Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, que naufragou no Brasil em 1508 e que ficou apelidado de “destemido navegador”.

Marques Franco, vereador laranja que defendeu a proposta, afirmou “não existir relação entre o objeto e o local onde está instalada”, que é a praça principal da cidade. Considerou o vereador, arquiteto de profissão, que a estátua do Caramuru “desvirtua” aquele espaço, apesar de “não estar em causa a beleza da peça”.

Cláudia Marinho, em substituição de Ilda Figueiredo, vereadora da CDU, votou a favor da proposta, mas disse ter “a consciência de que não é a melhor localização” para a mesma, embora considerando que “existem outras prioridades” para os munícipes vianenses, tais como o saneamento.

Já o líder socialista na autarquia vianense, José Maria Costa apenas anunciou que o PS optaria por chumbar a proposta, afirmando que a mesma não era “oportuna”.

Lembre-se que o monumento foi instalado pela Câmara de Viana na Praça da República em dezembro de 2008, ainda com o socialista Defensor Moura à frente da autarquia. No monumento, que tem 5 metros de altura, o navegador e a sua companheira indígena, Paraguaçu, surgem em “trajes menores”. A estátua tem merecido críticas por parte dos vianenses, nos últimos anos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts