FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Abr 2015

Mesa dos 3 Abades volta a juntar três freguesias no Lugar das Neves

Depois de algum impasse, a tradição voltará a ser o que era no Largo das Neves, esta Páscoa. Na segunda-feira de Páscoa, o Largo das […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Depois de algum impasse, a tradição voltará a ser o que era no Largo das Neves, esta Páscoa. Na segunda-feira de Páscoa, o Largo das Neves recebe as três cruzes do compasso pascal vindas de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe no local onde as três freguesias convergem, para todos se juntarem na Mesa dos 3 Abades, por volta das 12:30.
A Mesa dos 3 Abades remonta ao Séc. XVII e foi construída pelos 3 abades de então, como símbolo do fim da discórdia dos limites entre as localidades. Depois de vários anos de interregno, a tradição desta união de Páscoa foi retomada pela Comissão de Festas das Neves. Depois da união das três cruzes iça-se a bandeira da romaria num sinal de partida para a promoção da Festa de Nossa Senhora das Neves.
O presidente da Comissão de Festas, José Dias Fernandes, garantiu à Geice que depois de algumas semanas de impasse, está tudo “resolvido” e a tradição vai repetir-se na Mesa dos 3 Abades.
Ao fim da manhã da segunda-feira de Páscoa, pelas 12:30, as três cruzes de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe vão voltar a juntar-se na Mesa dos 3 Abades, no Largo das Neves.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts