Com o objetivo de esclarecer e incentivar as crianças e comerem mais peixe, a cooperativa de pescadores de Viana do Castelo vai distribuir 2.500 livros pelas dez Câmaras Municipais do distrito vianense e ainda pela autarquia de Esposende. Francisco Portela Rosa, responsável da VianaPesca, explicou à Geice que o livro está “a ser acabado” e deverá chegar às escolas durante o Verão, para que possa ser distribuído pelas crianças no início do próximo ano letivo.
O “Luisinho”, a “Pica”, o “Boínhas” e o “Farol Sabichão” são as quatro personagens deste livro que tem como principal objetivo incentivar o consumo de produtos do mar. A figura principal da história é o “Farol Sabichão”, que “sabe tudo sobre o mar, as espécies piscícolas, as artes de pescas, entre muitos outros temas” e que, tira todas dúvidas aos amiguinhos, o menino “Luisinho”, a “Pica” (gaivota), e o “Boínhas” (cão).
Portela Rosa diz que a ideia do livro surgiu pelo facto do consumo de peixe pelas crianças ser cada vez menor. O lançamento do livro “O Mar e a Pesca” e a criação de um sítio na internet intitulado “Os amigos da Pesca” integram um projeto financiado por fundos comunitários.
Esta iniciativa, orçada em 260 mil euros, foi financiada pelo Programa Operacional da Pesca (PROMAR) ao abrigo do Grupo de Acão Costeira do Litoral Norte (GAC), que no Alto Minho integra os municípios de Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.
Durante o verão deverá começar também a funcionar o sítio na internet “Os amigos da Pesca”, que vai conter todo tipo de informações “sobre as espécies mais predominantes na nossa região”, explica o responsável pela VianaPesca. O sítio vai também “disponibilizar jogos didáticos, sobre a temática, que poderão depois ser jogados entre as várias escolas envolvidas no projeto”. O portal disponibilizará ainda receitas de culinária para que “sejam as crianças a incentivar os pais a comprar determinados peixes e a convencer as cantinas escolares a incluírem pratos feitos a partir das conservas”.
A VianaPesca conta mais de 560 empresas de pesca associadas. Desde 2013, a cooperativa de pescadores comercializa pescado em conserva, num projeto também apoiado pelo GAC do Alto Minho. No mercado, coloca anualmente entre 35 a 40 mil latas de conservas de 20 produtos diferentes, dos quais 17 variedades de conservas são feitas com espécies capturadas pelos pescadores e armadores da cooperativa.