Entre os dias 29 e 31 de maio, a feira-mostra “100% Alto Minho” vai expor, no Centro Cultural de Viana do Castelo, aquilo que de melhor se faz na região. O evento vai contar com a presença de 30 expositores, vindos dos dez concelhos do distrito vianense, que vão apresentar os seus produtos e serviços em mais de mil metros quadrados.
Na inauguração do evento marcará presença o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito e, no domingo, a feira recebe a visita de Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, os dois embaixadores da marca “100% Alto Minho”, sendo que a organização promete surpreender e apresentar um terceiro embaixador no último dia da feira. A Mostra “100% Alto Minho” assume como objetivo a divulgação de produtos endógenos, apresentando também os serviços da região, promovendo as suas potencialidades.
No Centro Cultural as três dezenas de expositores certificados vão apresentar os seus produtos, que vão desde o fumeiro aos doces, passando pelos produtos do mar e o empreendedorismo, naquela que será a primeira mostra temática do género. O fumeiro, os vinhos, as doçarias, compotas, produtos do mar e da gastronomia são alguns dos que vão marcar presença no evento. Luís Ceia, presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) revelou até que o “carapau fumado será uma novidade a ser lançada nesta feira, por uma empresa de Viana”.
José Maria Costa, autarca vianense, reconheceu que alguns produtos que vão estar expostos “já têm elevado índice de internacionalização” mas a ideia é poder expandir o número de interessados nos produtos da região, pelo que a região da Galiza foi convidada para visitar esta mostra.
“Do diálogo que fomos estabelecendo com as diversas associações empresariais e também com o CEVAL, ficou estabelecido que iríamos fazer, em conjunto, a promoção do nosso território, procurando identificar produtos de elevada excelência e qualidade”, afirmou José Maria Costa, considerando que a marca “100% Alto Minho” permite “uma identificação mais rápida e a afirmação do território”. A feira-mostra “vai fazer uma demonstração e exibição” dos produtos de “excelência” do Alto Minho, considera.
Luís Ceia, responsável pelo CEVAL, diz que “vamos assumir isto como sendo uma feira-mostra de todos, de todos os atores da região e de todos os municípios”. Afirma que “trata-se, de facto, da maior promoção ao território e aos seus produtos e recursos endógenos feita na região, até agora”, dizendo que este evento é “integrado” e está alicerçado a uma marca que “consigna precisamente essa unidade e essa identificação do território com os seus produtos e as suas empresas”.
As empresas participantes foram selecionadas através de comissários reconhecidos nas áreas apresentadas. Esta primeira edição é uma organização conjunta da CEVAL, da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Câmara de Viana.
A inauguração, marcada para sexta-feira, 29 de maio, contará com a presença de Nuno Vieira e Brito e da Expourense, entidade responsável pela feira de exposições de Ourense, constituída por várias entidades da Galiza, com uma delegação composta por representantes institucionais e empresariais. Para estes três dias, a organização espera milhares de visitantes, que poderão ainda aproveitar os seminários e workshops temáticos, sendo que a animação estará a cargo dos dez municípios que integram a CIM do Alto Minho.
A marca “100% Alto Minho” nasceu em 2012 com o objetivo de ser um “selo” agregador, que pretende ser a identidade da região, contribuindo para a valorização das empresas e dos produtos e serviços dos dez concelhos alto-minhotos.