FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Mai 2015

Homenagem: Cavaco Silva condecorou Fernando Pimenta com o Grau de Grande Oficial

O canoista limiano, Fernando Pimenta foi um dos 16 atletas condecorados por Cavaco Silva no antigo edifício do Museu dos Coches, numa “homenagem ao desporto […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O canoista limiano, Fernando Pimenta foi um dos 16 atletas condecorados por Cavaco Silva no antigo edifício do Museu dos Coches, numa “homenagem ao desporto nacional” promovida pela Presidência da República.
O atleta vice-campeão olímpico foi condecorado pelo Presidente da República com o Grau de Grande Oficial.
Além de Fernando Pimenta, também o seu companheiro de olimpíadas, Emanuel Silva recebeu o galardão.
O atleta paralímpico Carlos Lopes, o atleta Francis Obikwelu, os antigos velejadores José Manuel Gentil Quina e Mário Gentil Quina e a triatleta Vanessa Fernandes também foram distinguidos.
Com o grau de Comendador foram condecorados Francisco Rebelo de Andrade, Hugo Passos, João Alves, Nuno Delgado, Olga Pinto, Paulo Coelho, Rui Costa e Rui Silva.
O atleta Nelson Évora, campeão mundial do triplo-salto em 2007 e campeão olímpico em 2008, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Foram ainda agraciados com o título de Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal.
“O que distingue um desportista de exceção é, para além do talento, a sua fibra. Para alcançarem tantas e tão expressivas vitórias, os nossos homenageados tiveram de lutar muito, de trabalhar muito. Tiveram, acima de tudo, de acreditar neles próprios e nas suas capacidades. Tiveram, em suma, a coragem que é própria dos vencedores”, afirmou o chefe de Estado, nesta cerimónia de homenagem ao desporto nacional, promovida pela Presidência da República e onde foram condecorados 16 atletas.
Na homenagem participaram atletas, dirigentes e técnicos de todas as modalidades desportivas, incluindo olímpicos e paralímpicos, e estiveram representantes de todas as federações, de comités, confederações, associações, ligas e sociedades mobilizadoras e promotoras da atividade desportiva em Portugal, e de instituições de ensino superior de Desporto.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts