FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

31 Mai 2015

Novos armazéns de aprestos, junto à lota de Viana, começam hoje a ser construídos

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Começam esta segunda-feira a ser construídos os novos armazéns de aprestos, junto à lota da cidade de Viana do Castelo, respondendo assim a uma reivindicação com […]

Começam esta segunda-feira a ser construídos os novos armazéns de aprestos, junto à lota da cidade de Viana do Castelo, respondendo assim a uma reivindicação com mais de uma década dos pescadores vianenses. Francisco Portela Rosa, da direção da cooperativa de pescadores VianaPesca, explicou, há alguns dias, à Rádio Geice, que este será um investimento de 2,2 milhões de euros que resulta de uma candidatura que foi apresentada ao Programa Operacional da Pesca (PROMAR) no ano de 2013 e aprovada no passado dia 29 de abril. A obra começa hoje e deverá estar concluída dentro de seis meses. No lançamento da empreitada marca presença o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.
O projeto dos novos armazéns vai permitir a reabilitação da zona junto às instalações da Docapesca, dando cumprimento ao estabelecido no Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha. Portela Rosa afirma que os atuais armazéns de aprestos, que foram construídos na década de 80, estão “totalmente degradados” e não reúnem condições para que os pescadores possam trabalhar. Além disso, as atuais instalações não têm instalações sanitárias e os telhados são em fibrocimento. “Já quando foram construídos não tinham condições sanitárias para fazer face às necessidades, nem espaço com área suficiente para trabalhar”, lamenta o representante da VianaPesca, dizendo que os homens do mar trabalham em “cubículos minúsculos com telhas de fibrocimento por cima”.
A empreitada agora iniciada prevê a demolição dos atuais armazéns para que seja construídas 20 novas estruturas, em terrenos situados junto ao novo porto de pesca da cidade, que é gerido pela Docapesca. “Vamos ter o dobro da área coberta que temos agora”, garantiu Portela Rosa.
O responsável explica que a empreitada vai ser comparticipada por fundos comunitários e nacionais em cerca de 1,7 milhões de euros, cabendo à VianaPesca assumir o restante valor. Com esta obra vão ser também criados novos acessos rodoviários, com entrada pela zona do navio Gil Eannes, além de infraestruturas de apoio que incluem um bar “para que as pessoas possam tomar um café e comer petiscos preparados com produtos do mar”. “Espero que com estas condições possamos ter um acesso mais fácil, que se embeleze aquela área que está extremamente degradada”, explica Portela Rosa, que tem o objetivo de poder criar uma “feira de peixe e do marisco” naquela zona, para funcionar ao fim-de-semana.
A comunidade piscatória de Viana do Castelo inclui cerca de meia centena de embarcações.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts