Os vereadores do PSD da Câmara de Viana apresentaram uma proposta de deslocalização do Horto Municipal para a criação, naquele espaço, de um parque de estacionamento, mas a ideia foi chumbada na última reunião camarária. Eduardo Teixeira, em declarações à Geice, explica que a proposta visava combater “um grande cancro” da cidade. “Entendemos que o estacionamento é, de facto, um grande cancro que Viana do Castelo tem. O conceito que foi desenvolvido nas últimas duas décadas em termos de mobilidade e de estacionamento tem afastado a cidade do desenvolvimento económico, pelo que é urgente encontrar soluções”, declarou, sugerindo a deslocalização do Horto Municipal para o Parque Ecológico Urbano ou para outros terrenos públicos numa freguesia urbana do concelho.
Foi “nesse espírito” que os vereadores propuseram a deslocalização do Horto, que consideram “exequível” e positiva para a dinamização do atual Mercado Municipal.
O autarca vianense, José Maria Costa, criticou a proposta dizendo que “é preciso não conhecer o valor patrimonial da cidade” para apresentar uma solução tão pouco pensada e articulada, recusando terraplanar um espaço envolvente a um antigo convento. Além do voto contra da maioria PS, a proposta recebeu o voto contra da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, que considera que Viana do Castelo tem problemas bem mais graves e urgentes para resolver.