Um narcotraficante galego foi esta terça-feira condenado, pelo Tribunal Judicial de Viana do Castelo, a 1 ano e 6 meses de prisão, suspensa. O galego, de 43 anos de idade, estava acusado de tráfico de droga e de detenção de arma proibida. Apesar da pena de prisão suspensa em Portugal, o narcotraficante será agora “devolvido” à justiça espanhola, onde ainda responde por outro crime.
Recorde-se que o galego foi detido pela Polícia Judiciária no concelho de Caminha, em 2013, ao abrigo de um mandado de detenção europeu que foi emitido por Espanha por alegado envolvimento em “diversos crimes violentos”. Aquando da detenção, em Caminha, foi apreendida uma arma de choques elétricos (taser), uma quantidade superior a 500 gramas de estupefacientes (liamba) e também equipamentos de telecomunicações e informáticos.
Esta terça-feira, na leitura da sentença, o juiz que presidiu ao coletivo justificou a pena dizendo que “não ficou provado” que os estupefacientes eram para venda, embora também não tenha ficado provado que a quantidade era apenas para consumo próprio. Pelo crime de tráfico foi condenado a 1 ano e 4 meses e por detenção de arma proibida a 3 meses de prisão, o que resultou num cúmulo jurídico de 1 ano e 6 meses de prisão, optando pela suspensão da pena pelo facto de o indivíduo não ter condenações em tribunais portugueses. A decisão será comunicada “de imediato” ao tribunal espanhol.
O cidadão galego é natural de Porrinho, em Pontevedra, na Galiza, e está detido preventivamente em Paços de Ferreira à guarda do processo que agora ficou concluído, e de um outro, que corre em Espanha por alegado crime de homicídio tentado.