FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Jun 2015

União de Sindicatos: Branco Viana diz que taxa de desemprego no distrito “não corresponde à realidade”

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Branco Viana, responsável pela União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) considera que os números do desemprego no distrito que foram divulgados esta semana […]

Branco Viana, responsável pela União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) considera que os números do desemprego no distrito que foram divulgados esta semana pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) “não correspondem à realidade”. Os números, relativos ao mês de abril, indicam uma descida acentuada do número de desempregados, nos últimos dois anos, o que, para o coordenador da União de Sindicatos, não representa a realidade.
Branco Viana garante que “apesar de serem dados oficiais, apenas servem para fazer política, porque a realidade no distrito é outra”. Segundo os números do IEFP, até final de abril, o distrito de Viana do Castelo passou de 14.389 desempregados em 2013 para 10.753 em 2015.
A União de Sindicatos de Viana entende que a diminuição do número de desempregados no Alto Minho é justificada pelo facto de muitas pessoas terem deixado de receber apoios sociais, como o subsídio de desemprego. Para além disso, Branco Viana acredita que esta redução tem a ver com a passagem à reforma de trabalhadores com idade próxima da aposentação e com a emigração jovem. Justifica ainda esta redução não com a criação de postos de trabalho mas pelo facto de algumas pessoas “deixarem de acreditar no Instituto de Emprego” e optarem por “fazer biscates”.
Branco Viana afirma que “quem conhece o mundo laboral verifica que esta redução não é verdadeira, porque não é possível que em dois anos se tenha conseguido reduzir em mais de 3.500 o número de desempregados na região”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts