FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Jul 2015

ACAREG’15: Viana recebe mais de 1.000 escuteiros do Minho e da Guiné-Bissau ao longo de cinco dias

Entre 5 e 9 de Agosto, mais de 1.000 escuteiros vindos de todo o Minho e da Guiné-Bissau vão juntar-se na vila de Darque, em […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre 5 e 9 de Agosto, mais de 1.000 escuteiros vindos de todo o Minho e da Guiné-Bissau vão juntar-se na vila de Darque, em Viana do Castelo, para a realização do ACAREG’15, acampamento regional. O último acampamento regional realizou-se em Barroselas, em 2008, e, este ano, vai acontecer na mata do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
“É um momento de galvanização de todos os escuteiros e escuteiras da região, num efetivo de 1.700 escuteiros no distrito, sendo que vão participar cerca de 1.120 no acampamento, provenientes do distrito, da vizinha região de Braga e ainda um contingente da Guiné-Bissau”, anunciou Manuel Vitorino, chefe regional. “Nesse aspeto há uma dimensão internacional do escutismo que está sempre presente em todas as atividades, e a presença dos escuteiros lusófonos é importante”, acrescentou o responsável pela Junta Regional de Viana do Castelo.
A presença dos 38 escuteiros da Guiné-Bissau “vem ao encontro do programa educativo, onde a educação para a paz e para a cooperação entre os povos tem uma dimensão importante”, revelou o chefe regional, na conferência de imprensa de apresentação do evento, esta segunda-feira, a bordo do navio Gil Eannes.
A cerimónia de abertura acontece na noite de 5 de Agosto, pelas 22 horas, na Praça da Liberdade de Viana do Castelo. “É um momento para trazer a festa escutista à cidade, aberta à sociedade”, declarou.
Nos dias 6, 7 e 8 de Agosto os escuteiros vão realizar atividades náuticas de remo, vela e canoagem, explicou o responsável, numa colaboração com os clubes náuticos da cidade de Viana e de Ponte de Lima.
Os escuteiros vão participar em atividades de serviço comunitário junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, animando os idosos de lares de terceira idade, visitando os utentes da APPACDM e da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo.
Cerca de 90 jovens “caminheiros”, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, vão também participar na recuperação da Capela de São Lourenço, em Darque, na margem esquerda do Rio Lima, requalificando as paredes exteriores do edifício.

Manuel Vitorino explicou que este evento exige “uma logística muito grande”, com centenas de pessoas envolvidas e 40 entidades parceiras. O ACAREG 2015 tem como slogan “Novos Céus, Nova Terra”, sob o lema “Não te conformes com o Mundo”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts