FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Jul 2015

“Galaicofolia – 2000 anos de festa!” anima Castro de S. Lourenço entre sexta-feira e domingo

  Esta sexta-feira, 18h00, tem início mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, um evento cultural, de lazer e entretenimento a acontecer […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
Esta sexta-feira, 18h00, tem início mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, um evento cultural, de lazer e entretenimento a acontecer em Esposende, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã e com a colaboração da empresa municipal Esposende Ambiente.
Ao longo de todo o fim-de-semana, o Castro estará transformado numa verdadeira aldeia galaica, recriando o modus vivendi de há 2000 anos e convidando os visitantes a usufruírem de uma panóplia variada de atividades e a entrarem no espírito da festa.
A animação será constante, desde recriações históricas, música, teatro, dança, entre várias outras atividades, não faltando a gastronomia. Tal como em edições anteriores, a Galaicofolia integrará várias Oficinas (Officinae), permitindo aos visitantes, ao longo dos três dias do evento, apreciar e participar nas oficinas nas atividades.
Novidade nesta edição é o Espaço Zythos (Spatium Zythos), o termo grego para denominação de cerveja. Trata-se de uma área dedicada à gastronomia, mais concretamente aos petiscos, mas onde a cerveja artesanal e a cidra serão o centro das atenções. Na Área Alimentar (Tabernae) propriamente dita, os visitantes poderão deliciar-se com os prazeres da comida galaica e romana, numa adaptação dos variados pratos que compõem a dieta mediterrânica. Do menu constarão pratos de peixe e de carne, à semelhança da época, com destaque para os pratos de caça, não faltando as bebidas e a doçaria.
Tal como em edições anteriores, haverá o Curral (Stabulum), apresentando alguns animais que faziam parte do quotidiano da vida dos galaicos, fosse para a alimentação, transporte, trabalho ou para utilização das suas peles, tanto no vestuário como em outros artefactos. Neste espaço serão ainda disponibilizados passeios em equídeos.
Outros dos espaços será o Mercado Romano (Forum), onde os visitantes poderão negociar os materiais, os utensílios, os adornos e mesmo os produtos alimentares, à semelhança da época. Aqui haverá artesãos que irão expor e vender os seus artigos, e trabalhar ao vivo.
Para os mais radicais, o evento propõe o Desafio Galaico (Ludus Galaicus). Nesta área, os visitantes poderão sentir a emoção e a adrenalina em desafios de destreza, força e coragem, e testar também a sua coragem e bravura experimentando desafios radicais. Além de atividades isoladas como o tiro com arco e zarabatana, o voo em slide e o salto em queda livre, haverá circuitos de atividades que permitirão obter o grau de guerreiro galaico a quem o terminar.
Ao longo do evento, haverá também oportunidade para uma viagem no tempo, através de Recriações Históricas (Modus Vivendi), que mostrarão como viviam os Galaicos e os Romanos no castro de S. Lourenço, há cerca de 2.000 anos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts