FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

15 Ago 2015

Meia centena caminhou pelas ruas de Viana para sensibilizar para luta anti-touradas

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Cerca de meia centena de pessoas caminhou, na tarde deste sábado, pelas principais ruas da cidade de Viana do Castelo, numa ação que tinha por […]

Cerca de meia centena de pessoas caminhou, na tarde deste sábado, pelas principais ruas da cidade de Viana do Castelo, numa ação que tinha por objetivo sensibilizar vianenses e visitantes para a dor que as touradas causam aos animais. Os ativistas juntaram-se na estação de comboios de Viana do Castelo por volta das 13 horas e caminharam pelas principais artérias da capital do Alto Minho, distribuindo panfletos e alertando a população para a dor que as corridas de touros provocam aos animais.
Depois da caminhada, os defensores dos animais juntaram-se na Praça da República para uma representação teatral que visava demonstrar a dor causada aos touros durante os espetáculos tauromáquicos. Ao longo de cerca de meia-hora, oito pessoas deitaram-se no chão, vestidas de negro, simulando sangue no corpo e farpas espetadas nas costas, chamando a atenção dos que passavam para a causa.
Ana Macedo, porta-voz do Grupo Anti Touradas de Viana do Castelo, criado na rede social Facebook, explicou à Geice, no final da caminhada, que a ideia era formar e informar os vianenses sobre a necessidade de “se colocarem na pele dos animais”.
“Ao torturar um animal por prazer, é preciso a pessoa colocar-se um bocado no lugar do animal para poder sentir o que o animal sente nesse momento. É esta mensagem que estas pessoas, deitadas no chão, estão a tentar passar”, explicou a responsável, mostrando-se satisfeita com a ação de sensibilização.
Nos panfletos distribuídos na primeira cidade do país a declarar-se oficialmente como “anti-touradas”, em 2009, podia ler-se que “Viana é amor… Não é tortura nem dor”, e que “Na Romaria d’Agonia, vermelho só nos trajes”.
Ana Macedo anunciou também a organização de uma manifestação anti-touradas para o dia 23 de agosto, dia para o qual foi marcado a realização de mais uma tourada durante a Romaria d’Agonia, num terreno situado na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts