FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Ago 2015

Romaria D’Agonia: Mais de 350 mulheres vão participar no Desfile da Mordomia

  No Desfile da Mordomia, que acontece sempre na sexta-feira das festas da cidade, serão mais de 350 as mulheres que vão exibir os trajes […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 

No Desfile da Mordomia, que acontece sempre na sexta-feira das festas da cidade, serão mais de 350 as mulheres que vão exibir os trajes da região. Naquela que é considerada a maior montra de trajes e ouro do país, o Desfile da Mordomia das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, vão desfilar mais de 350 mordomas, o número de mulheres que se inscreveu para participar no momento.
Maria José Guerreiro, vereadora responsável pelo pelouro da cultura da Câmara de Viana e presidente da VianaFestas, entidade organizadora da romaria das romarias, explicou que ainda não estão contabilizadas as inscrições feitas nas Juntas de Freguesia, pelo que o número de mordomas poderá chegar às quatro centenas.
A responsável mostrou-se satisfeita com esta adesão, garantindo que o Desfile da Mordomia não saiu afetado pelo facto de, este ano, pela primeira vez, ser necessário uma inscrição com uma fotografia do traje que as mulheres de Viana pretendem usar nesse momento.
Considera Maria José Guerreiro que esta obrigatoriedade é até uma forma de “elucidar” as mordomas. “ Há ainda um grande desconhecimento relativamente às várias tipologias dos trajes”, explicou, acrescentando que a autarquia vianense tem promovido workshops no Museu do Traje para explicar “as regras do bem trajar e do bem ourar”.
Este ano, a Romaria d’Agonia acontece de 20 a 23 de agosto, entre quinta-feira e domingo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts