FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Ago 2015

Secretário de Estado diz que dispositivo deu resposta “eficaz” ao “número anormal” de incêndios no distrito

Depois dos dois dias com “mais ocorrências em todo o território nacional” no que toca a incêndios florestais, face à “severidade meteorológica”, o Secretário de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Depois dos dois dias com “mais ocorrências em todo o território nacional” no que toca a incêndios florestais, face à “severidade meteorológica”, o Secretário de Estado do Ministério da Administração Interna afirmou que o dispositivo destacado para dar resposta aos incêndios que deflagraram, ao longo deste fim-de-semana, no distrito de Viana do Castelo, foi “eficaz”. O governante acrescenta que, neste momento, “entre o distrito de Viana do Castelo e o distrito de Braga, estão já cinco pelotões militares empenhados”.
“Há, no distrito de Viana do Castelo, um número anormal de ocorrências, tendo em conta o histórico, face à severidade meteorológica que estamos a enfrentar. Como é do conhecimento público, há várias ocorrências que têm tido uma duração de tempo bastante significativa, em municípios diferentes, e isso justificou que aqui juntássemos todas as entidades relevantes do ponto de vista de Proteção Civil, desde Câmaras Municipais a todos os agentes da proteção civil, juntamente com o Ministério da Administração Interna, no sentido de podermos articular soluções que, no momento, produzam imediatamente efeito. Aquilo que temos como principal objetivo é a redução do número de ocorrências”, explicou João Pinho de Almeida, depois de uma reunião de hora e meia com autarcas e representantes da Proteção Civil.
“Neste momento, no distrito de Viana do Castelo, estão 16 grupos de reforço vindos de muitas outras regiões do país. Tem estado, nos últimos dias, concentrado em Viana e no distrito de Braga, uma parte muito significativa dos meios aéreos de ataque ampliado de que o dispositivo dispõe”, afirmando que foi considerado, na reunião, “suficiente”. “A resposta tem sido eficaz”, garante, mas assumindo que é necessário “reverter a situação” diminuindo o número de ocorrências.
Para tal, “há necessidade de reforçar a sensibilização e a dissuasão de práticas que, ainda que negligentes e sem intenção, possam contribuir para a ocorrência de incêndios florestais”, acrescentou, num apelo à população.
Recorde-se que o secretário de Estado da Administração Interna convocou os Presidentes de Câmara do distrito de Viana do Castelo para uma reunião, que aconteceu ao final da tarde deste domingo, para analisar os incêndios que estavam ativos na região. A reunião aconteceu no antigo Governo Civil e serviu para analisar os incêndios que fustigaram o distrito de Viana do Castelo ao longo deste fim-de-semana, nomeadamente nos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Monção e Ponte de Lima.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts