No concelho de Caminha, a associação “Selva dos Animais Domésticos” cuida diariamente de quase 400 animais, entre cães e gatos. A associação foi criada em 2013 e tem “instalações muito boas”, cedidas pelo município, mas precisa do mais importante: de mão-de-obra. Karine Torres, a responsável pela “Selva”, explicou à Geice que, todos os dias, são apenas cinco as pessoas que ajudam a cuidar dos mais de 282 cães e de mais de 100 gatos. Entre as 9 e as 13 horas, de segunda a domingo, os cinco unem-se para limpar as instalações, tratar da higiene e da alimentação dos animais, num trabalho que não conhece folgas, feriados nem fins-de-semana.
O espaço da “Selva dos Animais Domésticos” situa-se em Vilarelho, concelho de Caminha. “As nossas instalações são bastante boas mas os Invernos têm sido muito rigorosos (…) e, neste momento, sentimos muito a falta de mão-de-obra”, explica a responsável.
“Estamos todos os dias no abrigo das 9 às 13 horas, a limpar e alimentar todos os animais. Nós não vamos almoçar enquanto os 400 animais não estiverem todos limpos e com a comida e a água à disposição”, garante Karine Torres.
“Os voluntários são muito importantes para nós”, reconhece, até porque os 5 trabalhadores permanentes não têm tempo para “mimos e penteadelas” aos animais. O horário para visitas é das 14:30 às 16:30, para que interessados em adoções ou apaixonados por animais possam visitar a associação.
Por dia, a associação gasta 120 quilos de ração de cão e 10 quilos de ração para gatos, “fora o arroz de trinca, as massas e as latinhas para os animais idosos”, acrescenta. A “Selva dos Animais Domésticos” precisa também de mantas para os dias mais frios, roupa usada e velha que não esteja em boas condições mas que serve para pôr na cama dos animais, panelas velhas para pôr rações e águas, detergentes, sacos de lixo, entre outros.