A companhia profissional de teatro de Viana do Castelo apresentará, até dezembro, duas novas criações e um projeto de criação comunitária que irá percorrer o Alto Minho, conjugando a criação artística, o projeto comunitário e o serviço educativo do Teatro do Noroeste – CDV.
Depois de, em julho, ter anunciado a suspensão da sua atividade, o Teatro do Noroeste – CDV conseguiu fazer face à situação de constrangimento financeiro que vive desde que, em 2012, deixou de ter apoio da Direção-Geral das Artes, e apresenta um conjunto de atividades que garante a sua continuidade a curto prazo, depois da mobilização da comunidade vianense e da intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, junto da Direção Regional de Cultura do Norte, que será parceira do Teatro do Noroeste – CDV no próximo trimestre.
Assim, de 15 a 31 de outubro estreia, de quarta a sábado, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, o espetáculo “Pequenas Peças Desoladas”, de Guillermo Heras, com tradução e dramaturgia de Alexandra Moreira da Silva e encenação de Guillermo Heras e Ricardo Simões, com interpretação de Adriel Filipe, Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Tiago Fernandes.
Ainda em outubro, o projeto Noroeste Comunitário inicia os ensaios de uma nova criação inspirada no Navio Gil Eannes, que será dirigida pelo encenador inglês Graeme Pulleyn, e na qual participarão as oficinas de teatro ATIVAjúnior, ATIVAsénior e Enquanto Navegávamos –Oficina de Teatro de Ex-Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Paralelamente, terá também início uma Oficina de Teatro de Rua, dirigida por Paulo Vieira, para jovens e adultos a partir dos 16 anos de idade e que incidirá sobre técnicas de teatro de rua e de arte circense.
De 6 de novembro a 17 de dezembro, o projeto In Situ – Visitações Bartolomeanas, com texto e encenação de Ricardo Simões, percorrerá igrejas, conventos e monumentos dos 10 concelhos do Alto Minho, pelos quais passou o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires no século XVI, numa parceria entre a Direção Regional da Cultura do Norte, a CIM Alto Minho, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste – CDV.
No 24º aniversário do Teatro do Noroeste – CDV, dia 6 de dezembro, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, estreia a comédia musicada “Viva o Casamento”, inspirada na obra “Alves & Cia.”, de Eça de Queiroz, de e com o ator Fernando Gomes, que estará em cena até 12 de dezembro.
No âmbito da Mostra Espanha 2015, com o apoio do Ministério da Cultura de Espanha, decorrerá um Workshop de Interpretação com Guillermo Heras nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O Teatro do Noroeste – CDV encerra o trimestre com o espetáculo “O Gato das Botas”, de Fernando Gomes, que será apresentado no Teatro Gil Vicente, em Barcelos, no dia 23 de dezembro.