FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Set 2015

Cordeiro à Moda de Monção volta a ser promovido em festival gastronómico

Entre os dias 9 e 11 de outubro, acontece o 2º Festival do Cordeiro à Moda de Monção, um certame gastronómico dedicado aquele prato típico […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre os dias 9 e 11 de outubro, acontece o 2º Festival do Cordeiro à Moda de Monção, um certame gastronómico dedicado aquele prato típico do concelho. Este ano, o evento conta com a participação de 23 restaurantes do concelho e uma programação complementar dirigida a vários públicos. No espaço multiusos, localizado na Praça-Deu-la-Deu, está prevista animação de rua, workshops de tradições, noite de fado, baile, visitas ao centro histórico de Monção, demonstrações culinárias e tertúlias gastronómicas.
Nesta iniciativa gastronómica, apoiada pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço e a EPRAMI, os restaurantes participantes, devidamente licenciados na categoria de restauração, prometem confecionar aquele prato tradicional com qualidade, requinte e genuinidade, apresentando-o em pequenos alguidares de barro com uma inscrição alusiva ao certame.
Este evento tem como finalidade a manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato típico no concelho de Monção. Inicialmente associado ao consumo familiar em dias festivos, o Cordeiro à Moda de Monção, de arroz pingado e com nome ousado “Foda à Monção”, tornou-se, desde há vários anos, uma referência na gastronomia monçanense. O processo de certificação, em fase final, garantirá a qualidade e autenticidade deste prato obrigatório no roteiro gastronómico local.
No primeiro dia, sexta-feira, pelas 20h00, decorrerá animação de rua com o Grupo de Gaitas e Cantares da Portela e o Grupo de Bombos “Os amigos de S. Pedro de Merufe”, seguindo-se, pelas 21h30, no Museu do Alvarinho, a apresentação da nova linha de merchandising do Município de Monção. Pelas 22h00, noite de fado com Ana Pinhal.
No dia seguinte, sábado, a manhã do Espaço Multiusos, com início às 10h00, engloba um workshop de tradições para público infantil, a demonstração culinária do Cordeiro à Moda de Monção com o chefe Rui Ribeiro, a professora Maria do Carmo e a presença do conhecido chefe Hélio Loureiro. Pelas 15h00, tem lugar mais um workshop de tradições, desta vez destinado ao público em geral, seguindo-se, pelas 16h00, o ateliê culinário infantil “Mini Hambúrguer de Cordeiro”. Entre as 20h00 e as 21h30, regressa a animação popular com o Grupo de Bombos de Pias e a Rusga “Amigos de Merufe” e o dia termina com um baile abrilhantado pelo “One Grupo Trio”.
No domingo, pelas 10h00 tem início o workshop de tradições para o público infantil, continuando, pelas 10h30, com visitas orientadas ao centro histórico de Monção e, pelas 11h00, com a demonstração culinária “Barrigas de Freira”, pelo chefe Rui Ribeiro e a professora Maria do Carmo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts