FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 05 Out 2015

Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito premiada a nível nacional pela recolha de resíduos

Esta segunda-feira, o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo, recebeu um conjunto de prémios por ter conquistado um 4º […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta segunda-feira, o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo, recebeu um conjunto de prémios por ter conquistado um 4º lugar a nível nacional, no que toca à quantidade de resíduos elétricos e eletrónicos recolhidos. O agrupamento escolar foi premiado por ter recolhido quase 1 tonelada de resíduos durante o passado ano letivo, no âmbito da campanha Geração “Depositrão”. O primeiro lugar da campanha também ficou no distrito, tendo sido a grande vencedora a EB1 de Loução-Venade, em Caminha, que angariou 1,5 toneladas de resíduos, ao longo do mesmo período.
Olinda Ávila, do programa Eco-Escolas no agrupamento vianense, explicou que a escola de Santa Marta já é galardoada há 6 anos que estes resultados só são possíveis com a ajuda de todos. “Juntamente com os alunos dos cursos profissionais e com a colaboração de todos, conseguimos reunir quase uma tonelada de resíduos, ao longo de um ano letivo”, explicou, dizendo que os resíduos elétricos e eletrónicos foram depois encaminhados para as empresas parceiras da geração “Depositrão”, para reciclagem.
A comunidade de Santa Marta de Portuzelo ajudou a recolher televisões velhas, monitores, material de arrefecimento, lâmpadas, pilhas, pequenos e grandes eletrodomésticos. Maria Teresa Marques, diretora do Agrupamento, também disse que “toda a comunidade local está envolvida com as escolas que fazem parte do Agrupamento”, o que considera ser “uma mais-valia para o meio ambiente, para a formação, desenvolvimento económico e social da localidade”.
Na cerimónia estiveram presentes representantes da comunidade escolar, da autarquia de Santa Marta de Portuzelo, European Recycling Platform (ERP) Portugal, Worten e Pingo Doce.
Filipa Moita, da ERP – plataforma europeia de reciclagem, destacou o “top no ranking a nível nacional”, num conjunto de 600 eco-escolas envolvidas no projeto. A responsável explicou que o agrupamento santamartense juntou 9.894 quilos de resíduos e a escola de Caminha conseguiu 15.479 quilos. No total, explicou a representante da ERP, o país juntou, através do projeto “Depositrão”, 234 toneladas de resíduos.
O Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito recebeu um micro-ondas, um cheque de 600 euros em equipamentos e um cheque monetário de 500 euros. O dinheiro tinha de ser entregue a uma instituição local, tendo a escola optado por entregar a verba à Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts