FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Out 2015

Autarquia apoia funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante até fim do ano

Até final deste ano, será a Câmara vianense a assegurar metade do valor de funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante. Em Viana do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Até final deste ano, será a Câmara vianense a assegurar metade do valor de funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante. Em Viana do Castelo, o CLAII – Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante nasceu de um protocolo estabelecido entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Cáritas Diocesana em março de 2003 e o seu funcionamento foi financiado, na sua totalidade, através do ACM, até fins de março do ano passado. No entanto, desde então, tem sido a Cáritas Diocesana a manter a estrutura em funcionamento, tendo-se candidatado ao Fundo Europeu para a Integração dos Nacionais de Países Terceiros (FEINPT). Atualmente, a Cáritas está sem qualquer financiamento, pelo que suspendeu o funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante e, dada a “enorme importância que este serviço representa, e na expectativa de que no ano de 2016 surja novo financiamento”, a Câmara Municipal vai agora comparticipar em 50%  os custos de manutenção do serviço até final de 2015.
A Câmara aprovou, em reunião de executivo, um apoio excecional para o funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante, considerando a estrutura fundamental para facilitar o processo de integração de imigrantes nas comunidades de acolhimento.
A Rede dos Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes foi criada em 2003 pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) com o objetivo de facilitar os processos de integração dos Imigrantes nas comunidades de acolhimento. Os CLAII têm como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos imigrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts