Até final deste ano, será a Câmara vianense a assegurar metade do valor de funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante. Em Viana do Castelo, o CLAII – Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante nasceu de um protocolo estabelecido entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Cáritas Diocesana em março de 2003 e o seu funcionamento foi financiado, na sua totalidade, através do ACM, até fins de março do ano passado. No entanto, desde então, tem sido a Cáritas Diocesana a manter a estrutura em funcionamento, tendo-se candidatado ao Fundo Europeu para a Integração dos Nacionais de Países Terceiros (FEINPT). Atualmente, a Cáritas está sem qualquer financiamento, pelo que suspendeu o funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante e, dada a “enorme importância que este serviço representa, e na expectativa de que no ano de 2016 surja novo financiamento”, a Câmara Municipal vai agora comparticipar em 50% os custos de manutenção do serviço até final de 2015.
A Câmara aprovou, em reunião de executivo, um apoio excecional para o funcionamento do Centro Local de Apoio ao Imigrante, considerando a estrutura fundamental para facilitar o processo de integração de imigrantes nas comunidades de acolhimento.
A Rede dos Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes foi criada em 2003 pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) com o objetivo de facilitar os processos de integração dos Imigrantes nas comunidades de acolhimento. Os CLAII têm como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos imigrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.