FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Out 2015

Cerveira promove, 20 anos depois, limpeza em 2.300 metros da margem ribeirinha

Em Vila Nova de Cerveira, o município está a promover uma “profunda ação de limpeza” numa extensão de 2.300 metros pela margem ribeirinha, entre a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Vila Nova de Cerveira, o município está a promover uma “profunda ação de limpeza” numa extensão de 2.300 metros pela margem ribeirinha, entre a Ponte da Amizade e a Praia da Lenta. Esta ação de limpeza intensiva já não era realizada há mais de 20 anos e permitirá realçar um espaço natural espelhado sobre o rio Minho até agora inacessível pela densa vegetação.
A limpeza da área consiste na desmatação, no corte e remoção de árvores infestantes, como austrálias e mimosas. A intervenção, que arrancou em setembro, deve prolongar-se por mais alguns meses, dada a complexidade nos acessos e na quantidade de vegetação.
Esta requalificação da zona ribeirinha é da responsabilidade da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, em coordenação com algumas entidades responsáveis como a Polícia Marítima e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Fernando Nogueira, autarca da Câmara de Cerveira, destaca o “excelente trabalho desenvolvido em prol da potenciação da mais-valia que aquela área representa para o turismo de natureza e pesca desportiva do concelho”.
O presidente da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, Constantino Costa, sublinha uma intervenção de cariz ambiental-paisagístico “que já não se fazia há algumas décadas e que vai permitir sobressair uma outra paisagem sobre o rio Minho e toda a sua envolvente até aqui escondida pela vegetação densa”.
A madeira retirada ao longo dos 2.300 metros da área definida pela intervenção está a ser distribuída pelos residentes da União de Freguesias com mais carências, bem como por várias IPSS’s e associações, de forma a colmatar algumas necessidades ao nível de aquecimento para a época de inverno.
Este trabalho vem na sequência da limpeza geral da Ecopista do Rio Minho, ao longo de toda a frente ribeirinha, encetada pela autarquia cerveirense no final de 2014 e inícios de 2015.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts