O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido localmente como “Foda à Moda de Monção”, está a literalmente dois passos da certificação. Segundo fonte da autarquia monçanense, neste momento o processo aguarda aprovação na Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e, depois disso, segue-se a aceitação do parecer nacional pela comunidade europeia.
Ana Paula Vale, diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entidade responsável pela certificação, explicou, durante a apresentação do 2º Festival do Cordeiro à Moda de Monção, que o processo cumpriu todas as formalidades e requisitos necessários à certificação.
Para isso, o processo passou por um levantamento exaustivo de receitas, até se apurar a mais tradicional, a realização de diversas provas sensoriais, a elaboração de um caderno de especificações e, por fim, a entrega do dossiê completo junto das entidades competentes.
A diretora da ESA-IPVC adiantou que está otimista quanto à possibilidade de uma resposta positiva daquele organismo estatal, uma vez que o Cordeiro à Moda de Monção é um prato único e tradicional “servido” com as caraterísticas e especificidades muito próprias do território.
Este fim-de-semana decorre o 2º Festival do Cordeiro à Moda de Monção, com a participação de 25 restaurantes do concelho e um programa complementar que prevê animação de rua, workshops de tradições, noite de fado, baile, visitas ao centro histórico de Monção, demonstrações culinárias e tertúlias gastronómicas. Estas atividades têm lugar num espaço multiusos, localizado na Praça Deu-la-Deu Martins.