FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

30 Out 2015

Mais de 250 pessoas participaram na preparação do Orçamento Participativo de Caminha

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Em Caminha, 267 pessoas marcaram presença nos encontros de participação do Orçamento Participativo para dizer â Câmara Municipal o que querem que seja feito com […]

Em Caminha, 267 pessoas marcaram presença nos encontros de participação do Orçamento Participativo para dizer â Câmara Municipal o que querem que seja feito com os impostos que pagam.
O Orçamento Participativo de Caminha completou a primeira fase com enorme sucesso. No total, estes encontros participativos mobilizaram duas centenas e meia de cidadãos, com muitas ideias e projetos, o que se traduz desde já “num enorme sucesso” e numa “demonstração de grande vitalidade democrática”, segundo fonte municipal.
Depois de Dem, Seixas, Venade, Âncora e Vila Praia de Âncora, o último dos seis encontros de participação teve lugar em Caminha, com 52 cidadãos a juntarem-se em grupos, onde foram discutidas três dezenas de propostas, das quais seriam selecionadas e apresentadas no plenário 10, chegando à fase final as cinco mais votadas.
A primeira fase de implementação do Orçamento Participativo foram os Encontros de Participação, com participantes que trabalharam com equipas da Câmara Municipal, formadas por funcionários que se ocuparam da organização e moderação dos seis encontros, tendo para isso recebido formação adequada. Outros funcionários, reunidos em equipas técnicas, vão agora avaliar as propostas selecionadas.
O modelo de Orçamento Participativo de Caminha “pega” naquilo que são os impostos pagos pelas pessoas em termos de IRS e dá a palavra aos cidadãos, que são convidados a apresentar propostas para obras que querem ver concretizadas no seu concelho. Três dos projetos escolhidos pela população serão executados e as regras estabelecem que cada um deles não poderá ultrapassar os 60 mil euros, tendo ainda de representar uma obra cuja execução caiba nas competências da Câmara.
Para o presidente da autarquia, Miguel Alves, esta grande participação mostra que a população não está alheada da política e quer ter uma palavra a dizer: “esta é uma nova forma de se contribuir para a governação do Município, com aquilo que são os seus recursos”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts