FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 24 Nov 2015

Festa de Santa Luzia ao longo de três dias para promover “símbolo” de Viana

O Templo-Monumento de Santa Luzia, em Viana do Castelo, está em festa entre os dias 11, 12 e 13 de dezembro. Além da vertente religiosa, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Templo-Monumento de Santa Luzia, em Viana do Castelo, está em festa entre os dias 11, 12 e 13 de dezembro. Além da vertente religiosa, o programa da Festa de Santa Luzia inclui música, cultura, artesanato e desporto.
André Alves, da Confraria de Santa Luzia, explicou, esta segunda-feira, durante a apresentação do programa das festividades, que a Festa tem 131 anos de história, mas que apenas no ano passado resolveram transformar as comemorações em algo mais do que a componente religiosa.
“Santa Luzia, seja pela paisagem, pela fotografia ou pelo tema religioso, é motivo de interesse além-fronteiras”, referiu o responsável, dizendo que o evento pretende “cativar” e atrair vianenses e turistas ao Templo de Santa Luzia. “Ultrapassa o caráter de fé e de religião que está ligado ao templo”, assume André Alves, justificando assim a introdução dos momentos desportivos e de lazer na Festa de Santa Luzia.
Pelo segundo ano consecutivo, a Confraria “pisca o olho” aos vianenses e aos turistas, com três dias de comemorações no ”símbolo” da cidade. “É uma festa muito voltada para fora, mas que quer que Viana esteja presente”, referiu André Alves. “Assumimos que 80 a 90% das pessoas que frequentam Santa Luzia vêm de fora, muito à base do turismo e da fé”, indicou, destacando a importância de um conjunto de parceiros que quiseram aderir ao evento.
A Festa de Santa Luzia começa pelas 21:30 de sexta-feira, 11 de dezembro, com um concerto do grupo vianense Contraponto, seguido da inauguração da iluminação festiva. O dia de sábado será dedicado aos momentos recreativos e desportivos. Pelas 10 horas, tem início a feira de artesanato e, a meio da manhã, as imediações do templo acolhem uma aula de Zumba. Às 14 horas de dia 12 de dezembro, acontece o II Passeio de BTT de Santa Luzia. Mais tarde, pelas 17 horas, apresentação do livro “Santa Luzia – Olhares Plurais”. A noite é dedicada à música, com a fadista Elsa Gomes, pelas 21 horas, e, uma hora depois, os Sons do Minho voltam a ser a aposta da organização. À meia-noite, fogo-de-artifício da Festa.
No domingo, nova atividade desportiva, com uma corrida a iniciar pelas 9 horas da manhã. A feira de artesanato reabre pelas 10 horas da manhã e, às 11, acontece a Eucaristia solene em honra de Santa Luzia. No domingo à tarde, Festival de Folclore e, pelas 17 horas, apresentação do evento “Epifanias da Beleza”, pela estilista Isabel Lima.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts