Ao longo de três dias, a cidade de Viana do Castelo vai ter a oportunidade de ver e ouvir alguns dos maiores pianistas nacionais e até internacionais. Entre sexta-feira e domingo, o concelho acolhe o Encontro Nacional da Associação de Pianistas e Professores de Portugal (EPTA), num evento que vai incluir três concertos, workshops e palestras.
Pelas 21:30 de sexta-feira, na comemoração do 100º aniversário da violoncelista Madalena Sá e Costa, o Museu de Artes Decorativas acolhe um concerto de abertura, de entrada livre.
No dia seguinte, sábado, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto-gala, agendado para as 22 horas, e que vai contar com dez dos melhores pianistas nacionais e internacionais. O espetáculo, que foi apresentado esta segunda-feira em conferência de imprensa, na Câmara Municipal, traz a Viana os pianistas António Vitorino d’Almeida, Pedro Burmester, Luís Pipa, Luísa Tender, Paulo Oliveira, João Lima, António Rosado, Robert Andres e irlandesa Honor O’Hea, e ainda o violoncelista Paulo Gaio Lima.
O espetáculo vai abrir com a Quinta Sinfonia de Beethoven, numa versão para piano a quatro mãos, por Pedro Burmester e Luís Pipa. Os bilhetes já estão à venda, com um custo de 5 euros, para um concerto onde o maestro António Vitorino d’Almeida vai tocar uma obra da sua autoria.
Luís Pipa, pianista e presidente da delegação portuguesa da Associação de Pianistas e Professores de Piano, revelou que esta será “uma oportunidade rara de ver todos estes nomes de referência em palco, ao mesmo tempo”.
“O programa vai ser muito interessante, desde piano a solo, a quatro mãos, a dois pianos, para além de violoncelo e piano. O repertório foi desenhado para que a associação possa chegar, através destas grandes figuras, ao grande público. Queríamos que fosse também uma festa do piano e que fosse partilhada com toda a cidade”, referiu.
O concerto de encerramento do evento acontece no domingo, no auditório da Academia de Música de Viana do Castelo, às 17 horas, contando com um “jovem pianista de jazz”, numa inovação promovida pela associação.
Maria José Guerreiro, vereadora da cultura da Câmara de Viana do Castelo, refere que estas iniciativas são “muito importantes para desmistificar a ideia do piano como sendo um instrumento para as elites”.”Tornar este espaço e esta atividade abertos ao grande público é muito importante para dessacralizar essa ideia, e para que haja um acesso mais fácil de todos à cultura”, frisou.
O programa do Encontro Nacional da Associação de Pianistas e Professores de Portugal inclui a realização de palestras, uma a cargo de António Vitorino d’Almeida, no sábado de manhã. O encontro promoverá ainda três workshops, um deles -conduzido pela secretária-geral da ETPA internacional, a pianista e pedagoga Nadia Lassersson.