Cumprindo uma das propostas aprovadas no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, este Natal, um grupo de alunos com paralisia cerebral e autismo vai ter direito a Atividades de Tempos Livres (ATL). A realização de um ATL, durante as interrupções letivas, para alunos com paralisia cerebral e autismo, foi um dos projetos que mereceu aprovação dos munícipes durante a votação do Orçamento Participativo.
O projeto inicia-se este Natal, com atividades a desenvolver na EB1 da Abelheira, nos dias 18, 21, 22, 23, 28 e 29 de dezembro. Para a autarquia conseguir promover este ATL estabeleceu uma “estreita parceria” com a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC) e a Fundação AMA Autismo, uma vez que todos os participantes são utentes de uma destas duas instituições.
“Estes meninos não conseguem inscrever-se nos ATL’s que existem no concelho porque exigem muitos monitores a vigiar e não os aceitam”, explicou Ana Margarida Silva, vereadora com o pelouro da Ação Social. Vão participar nestas atividades 8 meninos com paralisia cerebral e 12 alunos com autismo.
Segundo a proposta aprovada esta quinta-feira, por unanimidade, pelo executivo vianense, quer a AMA quer a APCVC vão assumir a contratação de recursos humanos especializados, o seguro, a organização das atividades e aquisição de materiais. No que toca à AMA, a instituição também vai assegurar o transporte dos utentes.
A AMA vai contar com 15 monitores e receberá 2.970 euros de apoio da autarquia. A Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo vai ter 6 monitores e receberá 2.425 euros de apoio. “A AMA recebe mais apoio porque precisa de mais monitores para os meninos com autismo e porque assegura o transporte”, justificou Ana Margarida Silva.