José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, manifesta-se preocupado com a hipótese da TAP abandonar os voos de longo curso a partir do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto. O líder da autarquia vianense “lamenta a intenção da TAP que, a confirmar-se, irá criar prejuízos para a diáspora e para economia nacional”.
José Maria Costa junta-se assim “à denúncia” efetuada esta quarta-feira pelo autarca do Porto sobre a “possibilidade de serem abandonados os quatro voos da TAP, todos com ligações fortes à diáspora portuguesa (Newark nos Estados Unidos da América; Caracas na Venezuela e S. Paulo e Rio de Janeiro no Brasil), defendendo que terão que ser encontrados outros operadores para garantir os voos”.
Para José Maria Costa, a intenção da TAP de desviar para Lisboa as rotas de longo curso é “lamentável” e, a confirmar-se, “irá causar prejuízos às comunidades portuguesas e aos empresários do norte do país, reduzindo a competitividade da região norte e do país”, pelo que se mostra solidário com a posição do autarca do Porto.