FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Dez 2015

Monção tem um dos IMI’s mais baratos do país

Monção é um dos concelhos do país com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mais barato. À taxa mínima legal de 0,30%, Monção acrescentou o […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Monção é um dos concelhos do país com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mais barato. À taxa mínima legal de 0,30%, Monção acrescentou o IMI familiar com redução daquela taxa mediante o número de filhos, isto é, menos 10% para um filho, 15% para dois filhos e 20% para três ou mais filhos. No distrito de Viana do Castelo, apenas Valença tem valores semelhantes.

A taxa praticada em Monção foi aprovada em reunião do executivo, no mês de setembro, e ratificada em sessão da Assembleia Municipal. Os valores mínimos implicam menor receita mas garantem uma resposta efetiva às adversidades financeiras de muitos agregados familiares monçanenses.
Esta informação, disponibilizada no portal da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, revela que 32 autarquias optaram pela taxa máxima de IMI (0,50%) e 137 pela taxa mínima (0,30%), tendo as restantes escolhido um valor variável entre a taxa máxima e mínima. 218 autarquias optaram pelo IMI familiar, também com percentagens variáveis.
Segundo o autarca local, Augusto Domingues, a taxa aprovada exprime preocupação e sensibilidade social do Município face à atual conjuntura económica, afirmando que “apesar da queda na receita do município, esta decisão teve em consideração as grandes dificuldades que atravessam muitas famílias monçanenses, diminuindo os seus encargos financeiros com a habitação”.
A título de exemplo, para uma habitação avaliada em 100 mil euros, o valor a pagar em Monção é 300,00 euros, descendo para 270,00 euros com um filho, 255,00 euros com dois filhos e 240,00 euros com três

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts