De acordo com os números publicados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados no concelho de Caminha, em dezembro de 2015, desceu 14,3% relativamente a dezembro do ano anterior. Há um ano atrás estavam inscritos no Centro de Emprego 804 cidadãos e no final de 2015 o número cifrava-se em 689. Os números do IEFP evidenciam que a maioria dos desempregados são mulheres (354) e que 79 dos inscritos procuram o seu primeiro emprego.
Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, diz que, apesar do progresso, “não são ainda os números que todos desejamos”. “É certo que parte da diminuição do número de desempregados está relacionado com a emigração de muitos dos nossos jovens nos últimos quatro anos mas fico satisfeito por perceber que a abertura de pequenas fábricas, novos supermercados, estabelecimentos comerciais ligados à restauração e bebidas ou os novos hotéis do concelho, representam já uma descida do número de desempregados”, indicou.
“Não me esqueço que, em dezembro de 2014, quando cheguei à Câmara, havia 1007 desempregados. Agora há 689, menos 31,5%. A boa notícia é essa, desde dezembro de 2014 o número de desempregados diminuiu um terço. A má notícia é a existência de 689 problemas por resolver. Contribuir para a resolução deste flagelo é a minha prioridade”, declarou o autarca socialista.