Este sábado, dia 23 de janeiro, pelas 22h, o Centro Cultural de Viana do Castelo vai receber 21 grupos do concelho num encontro de janeiras. O evento, promovido pela Câmara Municipal, conta com a participação dos grupos Associação Cantadeiras Vale do Neiva, Associação Cultural Recreativa Vila Franca, Associação Desportiva Cultural Social
Subportela, Centro Recreativo e Cultural das Neves, Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural Mujães, Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Grupo de Danças e Cantares de Perre,Grupo de Danças e Cantares Serreleis, Grupo de Janeiras da Associação Juvenil de Oeão, Grupo de Janeiras da Associação Sócio Cul. Moradores Núcleo Hab. Abelheira, Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense, Grupo de Janeiras Senhora das Boas Novas, Grupo Etnofolclórico Renascer da Areosa, Grupo Folclórico das Bordadeiras de Cardielos, Grupo Folclórico Santa Marta Portuzelo, da Ronda Típica da Meadela, Ronda Típica de Carreço e Zé Pedro da Associação Musical.
Esta iniciativa faz parte das comemorações de Elevação de Viana do Castelo a Cidade, que incluiu a 18ª Meia Maratona Manuela Machado, no domingo passado, e a sessão solene, na quarta-feira, dia 20 de janeiro, às 21:30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
As Janeiras são uma tradição bem portuguesa em que vizinhos, amigos, familiares se juntam ao longo do mês de janeiro e cantam de «porta em porta» desejando um próspero ano novo. Habitualmente, alguns elementos tocam instrumentos tradicionais e folclóricos, como a pandeireta, o triângulo, o tambor, a zabumba, o bombo, a flauta, a viola, o cavaquinho e o acordeão.
Texto: Andreia Barbosa