FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Jan 2016

Doação à cidade “era única forma de preservar” espólio da centenária Foto Roriz

A Foto Roriz concretizou, esta quarta-feira, ao fim do dia, a doação de cerca de 10 mil fotografias à cidade de Viana do Castelo, entregando […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Foto Roriz concretizou, esta quarta-feira, ao fim do dia, a doação de cerca de 10 mil fotografias à cidade de Viana do Castelo, entregando o espólio da centenária empresa ao município. Vítor Roriz, filho do atual proprietário, assumiu que a doação incluiu fotografias que retratam “usos, costumes, tradições habitantes, e história de Viana do Castelo”e considerou que a dádiva “era a única forma” de preservar todo o material acumulado ao longo de 105 anos de existência da empresa.
As fotografias foram captadas por três gerações de fotógrafos na família Roriz. “Penso que esta é a única forma de preservar o espólio, gostaria de dar até o exemplo a outras empresas e instituições. Neste momento não há condições para manter um espólio da forma que o Arquivo Municipal o tem, com condições climatéricas, tratamento, pessoas especializadas para que o possam fazer, com formação para a preservar, que nós não tínhamos, pelo que tudo isto ia ser estragado, completamente”, assumiu Vítor Roriz.
O fotógrafo considerou que “esta é uma etapa grande, talvez seja a etapa mais forte que a empresa teve, e a última”. “A doação é sempre uma coisa que custa muito. É uma coisa que está há muitos anos numa empresa e doar não é fácil. Achamos por bem fazê-lo, Viana merece, para dar hipótese a toda a juventude de consultar as imagens. Mesmo sociologicamente é possível interpretar e tirar proveito de tudo isto”, indicou.
Depois de formalizada a doação ao município, foi inaugurada, no Museu do Traje de Viana do Castelo, a exposição “Foto Roriz – Evocações, Paisagens e Fotografias”, com cerca de 50 imagens expostas.
Um século depois, entre reportagens sociais e registos históricos da cidade, a Foto Roriz possui um importante arquivo de negativos em vidro e em película, a preto e branco e a cores, de vários formatos com milhares de imagens. A doação do espólio foi formalizada pelo autarca José Maria Costa e pelo fotógrafo Joaquim Roriz, atual proprietário da empresa criada em 1911 por Domingos Sousa Roriz. O atual proprietário é sobrinho neto do fundador e tem mantido, continuado e alargado a atividade da empresa centenária na área da fotografia e alargou a sua área de influência a nível regional e nacional.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts