FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 05 Jan 2016

Monção vai devolver aos munícipes parte da receita do IRS

Na última reunião camarária de 2015, os elementos do executivo municipal votaram favoravelmente a proposta de devolução aos residentes no concelho de Monção de percentagem […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na última reunião camarária de 2015, os elementos do executivo municipal votaram favoravelmente a proposta de devolução aos residentes no concelho de Monção de percentagem de IRS que anualmente é transferido para a autarquia local. A deliberação garante a devolução aos munícipes de 1% da percentagem de 5% que o município tem direito no IRS, numa decisão que se enquadra na política de apoio às famílias monçanenses e empresas instaladas no concelho.
Assim, no presente ano os munícipes vão beneficiar de 1% dos 5% que a autarquia tem direito naquele imposto. No último ano, a restituição foi de 0,5%, assistindo-se, desta forma, a um reforço importante na devolução deste imposto.
Esta decisão surge no seguimento de outras medidas solidárias, cujo objetivo central é apoiar os monçanenses e as empresas na diminuição dos seus encargos financeiros. Presentemente, a tabela de taxas e tarefas municipais encontra-se em valores reduzidos, prevendo-se que assim continue no próximo exercício.
No caso de reconstrução e requalificação de prédios degradados, os proprietários estão isentos de taxa, sendo-lhes ainda facultados, de forma gratuita, serviços de arqueologia nos centros históricos. As famílias que ultrapassem quatro pessoas têm tarifas especiais no abastecimento de água, saneamento básico e recolha de resíduos.
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mantem-se na taxa mínima (0,3%), sendo-lhe acrescentada maior redução de acordo com o número de filhos. Menos 10% (1 filho), menos 15% (dois filhos) e menos 20% (três ou mais filhos). Os idosos mais desfavorecidos beneficiam de comparticipação na aquisição de medicamentos.
O setor empresarial continuará a beneficiar da isenção da derrama, imposto sobre os lucros das empresas. Estratégia fundamental na captação de empresas para o território concelhio com implicações positivas em termos de produtividade e empregabilidade dos jovens monçanenses.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts