No balanço do ano que agora terminou, o município de Vila Nova de Cerveira garantiu uma execução orçamental de 89,1% na receita prevista e 88,9% na despesa, cumprindo assim os objetivos propostos, na ordem dos 85%.
Fernando Nogueira, autarca cerveirense, afirma que “os valores obtidos desafiam-nos para, em 2016, dar continuidade a uma gestão realista, mas que permite consolidar uma política fiscal atrativa com a redução de impostos (IMI, IRS e Derrama), e a manutenção de preços baixos pelos serviços prestados à população”. O presidente do executivo destaca “o enorme esforço financeiro exigido devido aos sucessivos cortes da Administração Central nas transferências para as autarquias”.
A coesão social apoiando as famílias, os idosos e as crianças; a política ambiental; a melhoria de acessibilidades; e o apoio ao trabalho das Juntas de Freguesia foram algumas das áreas que mereceram uma atenção redobrada, num orçamento revisto de 15 milhões de euros.
Para 2016, as Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila Nova de Cerveira mantêm a aposta em áreas essenciais como ação social, educação, investimento e freguesias.