FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Jan 2016

Riolanda: “Bananeiro” de Viana do Castelo fechou as portas e despede-se de proprietária

Em Viana do Castelo, existia uma casa com mais de 60 anos e que era conhecida como “bananeiro”. A casa Riolanda, situada no início da […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Viana do Castelo, existia uma casa com mais de 60 anos e que era conhecida como “bananeiro”. A casa Riolanda, situada no início da Rua Manuel Espregueira, fechou recentemente as portas. A responsável do espaço, Iolanda de Jesus Ferreira, estava doente e acabou por falecer. O funeral da senhora de 83 anos, esposa do proprietário, Manuel Rio, realizou-se este sábado de manhã, em Lanheses.
O título de bananeiro surgiu por ser naquele espaço que se encontravam, durante muitos anos, no passado, as melhores e mais variadas bananas da cidade. Outra das atrações do espaço era o pequeno balcão, no interior, onde se serviam bebidas, como moscatel. Então, acabou por virar tradição juntar as bananas ao moscatel, no dia de Natal. Centenas e centenas de vianenses passavam pelo espaço, na tarde de 24 de dezembro, para momentos de convívio e amizade. Ainda na véspera de Natal do ano passado a Rua Manuel Espregueira se encheu de gente para este momento. Agora, o “bananeiro” fechou as portas e, pelo que se ouve nas ruas de Viana, dificilmente voltará a abrir.

Imagem do espaço ainda aberto: Olhar Viana do Castelo

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts