FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Jan 2016

Socialistas criticam PSD por ter divulgado homenageados propostos para Dia do Município

Vítor Lemos, presidente em exercício na reunião de executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, criticou a bancada do PSD por ter divulgado os […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Vítor Lemos, presidente em exercício na reunião de executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, criticou a bancada do PSD por ter divulgado os homenageados que os sociais-democratas propuseram para o Dia do Município. Vítor Lemos abriu a reunião camarária desta quinta-feira dizendo querer “deixar uma nota” e propondo “alguma reflexão sobre a mesma”. “Este ano, pela primeira vez, os colegas do PSD entenderam anunciar, em comunicado, os nomes propostos por si, o que – para nós – foi uma novidade, porque sempre tentamos preservar essa informação, pois as pessoas nomeadas são escolhidas pelo órgão, sem interesse de saber quais os partidos que propuseram os nomes”, afirmou o presidente.
Também Ilda Figueiredo, vereadora da CDU, se juntou às críticas, associando-se “ao lamento”. “Fizemos a reunião à porta fechada, ao contrário do que é habitual, para chegarmos a um consenso, com nomes propostos por todos os vereadores. Alguns nomes vinham do ano passado, até. O objetivo era chegar a uma posição consensual, em nome do coletivo. É o coletivo, o executivo quem toma a posição, independentemente da força política que apresenta os nomes”, indicou a vereadora. “Lamento que o PSD não tenha dito logo que o pretendia fazer, pois nós mantivemos até ao fim a manutenção do consenso, sem necessidade de protagonismo em torno de um ou outro nome”, ditou a eleita da CDU.
Helena Marques, do PSD, respondeu dizendo que o comunicado que informou os munícipes sobre os nomes propostos pelos sociais-democratas “foi da concelhia, não dos vereadores do PSD”. No entanto, no e-mail enviado às redações, a 11 de janeiro, a partir do endereço eletrónico da Comissão Política de Secção de Viana do Castelo do Partido Social Democrata, pode ler-se que “no seguimento da aprovação das propostas de homenagem a personalidades e instituições por ocasião do Dia da Cidade de Viana do Castelo, a Vereação do PSD na C.M. de Viana do Castelo difunde a nota em anexo”, estando o comunicado sobre os nomes propostos pela bancada laranja em anexo.
Eduardo Teixeira, também do PSD, aproveitou para dizer que apesar de Jorge Mendes, homenageado no Dia do Município com o título de Cidadão de Honra, não ter estado presente na cerimónia desta quarta-feira à noite, terá ficado “muito agradado” com a distinção. A pedido do executivo, foi o vereador laranja a informar Jorge Mendes desta homenagem e “o próprio ficou muito agradado, muito emocionado”.
Vítor Lemos respondeu dizendo que “é verdade que foi incumbido, e espero bem que o cidadão tenha ficado satisfeito”. No entanto, repetiu que “o que eu manifestei estranheza foi pelo facto de o PSD chamar a si alguns nomes homenageados”. “Não é essa a tradição. O meu medo é a partidarização de algo que sempre foi votado por unanimidade. Esta publicitação partidária dos nomes pode ser um caminho perigoso”, ditou o responsável.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts