FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Jan 2016

Vereadores do PSD abandonam reunião depois de autarca de Viana lhes chamar mentirosos

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo abandonaram a reunião camarária desta quinta-feira em protesto contra as acusações do autarca, que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo abandonaram a reunião camarária desta quinta-feira em protesto contra as acusações do autarca, que os acusa de terem sido os autores de uma queixa anónima. “Estou a chamar-lhe mentirosa com todas as letras”, disse o autarca José Maria Costa, dirigindo-se à vereadora social-democrata Helena Marques, depois de esta negar a autoria da queixa anónima.
José Maria Costa referia-se arquivamento do inquérito relativo “a uma denúncia anónima, apresentada por alguém que se identificou como funcionário do município de Viana do Castelo, na qual são relatados factos suscetíveis de integrar crimes de corrupção ativa e de corrupção passiva”. Em causa está um ajuste direto aprovado pela maioria socialista na autarquia, em agosto de 2013 em reunião camarária, no montante de 40 mil euros, para prestação de serviços de técnicos com vista à instalação de uma multinacional norte-americana, no parque empresarial do concelho, num investimento de 25 milhões de euros.
Já antes da reunião camarária, na manhã de quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal anunciara que “o Ministério Público arquivou uma denúncia apresentada pelos vereadores do PSD” na autarquia. “Nós temos várias investigações em curso, que já foram denunciadas por parte do próprio PSD. Esta primeira já saiu o resultado, está aqui aquilo que sempre foi transmitido pela Câmara Municipal, que trabalha na defesa dos dinheiros públicos e da transparência”, acrescentou.
Antes da ordem de trabalhos da reunião de executivo, José Maria Costa disse que “dizem que a queixa foi anónima, mas o Dr. Eduardo Teixeira [do PSD] já tinha falado deste assunto e anunciado que ia fazer a queixa”. Helena Marques pediu a palavra para negar que os vereadores do PSD sejam os autores da queixa anónima, dizendo ter ficado “estupefacta”. “O senhor presidente goza connosco muitas vezes, tem atirado lama para cima de nós”, acusou. “Não admito, mas não admito mesmo, que diga que fôssemos nós a apresentar essa queixa anónima. Agora, qualquer pessoa apresenta queixa e o senhor diz que fomos nós”, defendeu.
Em resposta, o autarca respondeu que “a senhora está a faltar à verdade”. “O que a senhora está a dizer é uma mentira. Não estou nervoso, estou-lhe a chamar mentirosa com todas as letras”, atirou então José Maria Costa.
Eduardo Teixeira continuou dizendo que “o PSD fez uma queixa, mas não foi anónima”. Não convencido, José Maria Costa disse aos vereadores laranja que “vocês deviam ter vergonha” e ainda disse, dirigindo-se ao líder da bancada laranja, que “queixas anónimas, suas, existem muitas”.“Quer-se retratar?”, perguntou Helena Marques. Perante a negação de José Maria Costa, os vereadores do PSD abandonaram, mais uma vez, a sala de reuniões.
Depois do abandono da reunião camarária, Eduardo Teixeira reforçou que o PSD apresentou, de facto, uma queixa, mas negou que tenha sido o autor da queixa anónima. “Essa queixa decorre na justiça, foi apresentada pelo partido, quando nós ainda não éramos vereadores do executivo. (…) Não sei como é que esse processo está na justiça”, declarou.
“Quando tivemos de apresentar queixa, entramos com queixa no Ministério Público e divulgamo-lo publicamente logo a seguir”, frisou, negando novamente a queixa anónima. “Nós não temos necessidade de nos escondermos atrás de ninguém, estamos aqui para defender os interesses dos vianenses”, reforçou. “Hoje aconteceu mais uma situação absolutamente lamentável, com um presidente completamente desnorteado, a ofender uma vereadora”, acusou Eduardo Teixeira. “Um líder não é isto, não faz ataques, ameaças e perseguições”, vaticinou.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts